Veja dicas para evitar furtos e roubos no carnaval 2019

G1/Arquivo

O carnaval está chegando e, para aproveitar a festa sem imprevistos desagradáveis, não bastam roupas leves, calçados confortáveis e protetor solar. O G1, então, reuniu dicas básicas de especialistas em segurança para o folião se prevenir de furtos, roubos e outros golpes.

Somente no pré-carnaval de São Paulo, foram registrados 600 crimes – a maioria de furtos de celular.

O antropólogo e capitão veterano do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro Paulo Storani alerta que os foliões devem assumir os riscos. “Então, nós recomendamos que as pessoas procurem saber o endereço dos hospitais e delegacias mais próximos ao local do evento de que participará”, afirmou ele em entrevista ao G1 por e-mail.

“Se afaste de brigas e, se houver disparos de arma de fogo, procure se abrigar atrás de postes, eixos de rodas de carros ou qualquer outro anteparo. Se abaixar ou deitar no chão nessas condições torna-se perigoso, em razão da quantidade de pessoas em deslocamento. No caso de roubo ou furto de celulares e cartões de crédito, procure a delegacia da área e registre a ocorrência.”

Já o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo Marco de Jesus informou que as pessoas devem estar cientes de que “as folias carnavalescas são eventos que reúnem muitas pessoas de todas as índoles”.

“Portanto, se o folião está ali para se divertir, evite ostentar algo que chame a atenção de bandidos, como joias, celulares, correntes e anéis. Procure ir acompanhado, e vale lembrar que o uso de substância psicotrópicas e etílicas comprometem a razão e deixam [as pessoas] mais vulneráveis a se tornarem vítimas.”

Dicas comuns são: quanto menos objetos levar, melhor (isso vale, sobretudo, para celular); deixe cartões de débito e crédito em casa; procure utilizar apenas quantias em dinheiro; e, por mais que seja desagradável comparecer à delegacia, não deixe de fazer boletim de ocorrência – em casos de furto, dê preferência ao boletim de ocorrência virtual.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos