Entrega de relatório sobre rachaduras em bairros de Maceió é adiada para dia 08

"A única coisa que tenho certeza é que a minha casa continua afundando", diz moradora que deixou sua casa após rachaduras.

Divulgação

Atualizada às 17h52.

Esta terça-feira, 30 de abril, foi mais um dia de frustração vivido pelos proprietários de imóveis localizados nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, em Maceió. A data foi marcada para entrega do relatório que deve apontar as origens das rachaduras nos bairros citados, pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil  (CPRM). Havia até uma orientação do Ministério de Minas e Energia para que a divulgação desse laudo parcial seguisse um plano de comunicação preestabelecido.

Não foi o que ocorreu. No início desta tarde a comunicação do Ministério confirmou que o relatório não está pronto para ser entregue. Para a liderança do Movimento SOS Pinheiro, a notícia causa ainda mais revolta. “O massacre que estamos sofrendo é enorme. É o massacre da desinformação, do aluguel social e da frustração de expectativa. Não há motivo algum para que não tenha sido divulgado hoje. Maceió todo está esperando uma resposta, não apenas os moradores desses bairros atingidos”, disse Geraldo Vasconcelos.

“A única coisa que tenho certeza é que a minha casa continua afundando”

A jornalista Lírida Nerys, está entre os moradores que tiveram que deixar seus imóveis no Pinheiro, o bairro mais atingido. No local a cena é de cortar o coração. Além das fissuras nas paredes e no teto, o desnível no piso é de assustar.

Questionada sobre o sentimento com o suspensão da entrega do relatório, ela confessa que não foi novidade. No fundo, já esperava. Ela teme que este primeiro adiamento na divulgação do relatório seja parte de uma manobra para manipulação de dados. “Sabemos que as informações estão no Ministério de Minas e Energia. Eu, como todos os moradores, estamos temendo manipulação de dados. É uma vergonha a falta de credibilidade dos órgãos públicos. A única coisa que tenho certeza é que a minha casa continua afundando”, enfatiza.

Audiência Pública

Em nota divulgada no final da tarde, o MME informou que irá realizar uma audiência para divulgar o resultado do relatório com a análise das causas das rachaduras nos imóveis, no dia 08 de maio, em Maceió. Confira nota na íntegra:

“O Ministério de Minas e Energia (MME) comunica que, com base na Portaria 20, de 11/01/2019, do Ministro de Estado de Minas e Energia, e tendo sido concluídos ontem, 29/4/2019, pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil, os estudos para análise das causas do aparecimento de fissuras no solo e de rachaduras em imóveis no bairro Pinheiro, em Maceió/AL, realizará audiência aberta para divulgação do respectivo Relatório da CPRM, no dia 08 de maio, às 9 horas, no auditório da Justiça Federal, situado na Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria, em Maceió/AL”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos