Prefeito Rui Palmeira entrega Ecoponto na Santa Lúcia

Inauguração do Ecoponto no bairro de Santa Lúcia. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nesta segunda-feira (15), o prefeito Rui Palmeira entregou à população o Ecoponto Santa Lúcia. Este é o segundo Ecoponto instalado pela Prefeitura neste ano, somando quatro em funcionamento na cidade: Pajuçara, Dique Estrada, Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia.

Para o prefeito Rui Palmeira, a iniciativa, além de cunho ambiental, também melhora a qualidade de vida da população.

“Mais um ecoponto que entregamos para auxiliar a população no descarte correto de recicláveis, metralha, volumosos e poda. Este período de chuva é quando precisamos da conscientização da população para evitar que resíduos entupam galerias pluviais e provoquem alagamentos ou que desçam até a lagoa, rios ou praia. Além disso, com o descarte correto vamos inibir a proliferação de vetores em pontos crônicos de lixo”, ressaltou.

“Essa é uma área onde foi detectado o descarte irregular constante de resíduos e o equipamento serve justamente para que a população, de forma geral, e os carroceiros que trabalham com isso possam centralizar o despejo deste material”, reforçou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

O equipamento foi viabilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), por meio de uma parceria com a Fortex Engenharia, que estruturou o espaço para o descarte adequado de resíduos recicláveis e volumosos, a exemplo de metralha da construção civil, restos de poda de árvore e móveis ou eletrodomésticos sem utilidade.

O superintendente da Sudes , Gustavo Torres, destaca a importância da contribuição da população para o descarte correto dos resíduos.

Inauguração do Ecoponto no bairro de Santa Lúcia. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

“É mais um espaço para contribuir com a limpeza urbana da cidade. Aqui pode ser descartado até um metro cúbico de resto de construção, poda e recicláveis e a Prefeitura vai dar a destinação correta ao material. A Prefeitura vem fazendo a parte dela, o serviço de coleta de resíduos funciona diariamente na nossa cidade e estamos entregando novos equipamentos para facilitar o descarte adequado, mas precisamos da contribuição da população para diminuir os pontos crônicos de lixo. É muito importante que todos utilizem este espaço”, frisou.

O Ministério Público de Alagoas (MPE /AL) também foi parceiro nessa ação. Segundo o promotor de Justiça Alberto Fonseca, mais de 200 pontos irregulares de descarte foram identificados e a implantação dos Ecopontos foi a forma encontrada para combater o problema.

“Vimos a necessidade de implantação destes ecopontos em alguns locais da cidade. Este já é o quarto que inauguramos em parceria com a Prefeitura e acredito que assim iremos erradicar os pontos de descarte irregular de resíduos, já que um equipamento reduz no mínimo dez pontos de lançamentos”, disse.

O Ecoponto funciona na Avenida Osvaldo Ramos 2 – Jardim Petrópolis, de segunda a sábado, das 8h às 17h, e quatro agentes ficarão no local para dar orientações à população.

 

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos