Hospital Universitário realiza ações no Julho Amarelo; Confira programação

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), instituição gerenciada pela rede Ebserh, promoverá ações entre os dias 24 e 28 de julho, para dar visibilidade ao “Julho Amarelo”, campanha que tem como objetivo prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais. As iniciativas acontecerão no HU e em pontos estratégicos da capital. Distribuição de preservativos, campanha educativa, testes para hepatites e palestras fazem parte da programação. O Hospital Universitário é referência em tratamento de hepatite.

Segundo a hepatologista do Hupaa, Leila Tojal, pessoas que têm a partir de 40 anos devem ficar em estado de alerta, pois, antigamente, não existiam políticas adequadas para a prevenção das hepatites. A forma de contágio das hepatites virais se dá através de seringas, objetos cortantes – como alicate de unhas, tesouras, tatuagens- e pela transmissão sexual sem preservativos. As hepatites virais podem se manifestar de forma silenciosa, evoluindo, em alguns casos, para cirrose hepática e câncer no fígado.

A hepatite B possui tratamento e controle, porém não existe cura. Já a hepatite C é curada em mais de 95% dos casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma meta para a erradicação mundial da hepatite até 2030.

Programação:

Dia 24/07, das 08h às 13hno Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) – Testes para hepatites, realização de Fibroscan nos pacientes positivos, campanha educativa, com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, residentes e estudantes da graduação.

 Dia 25/079 hauditório do HU – Palestras sobre hepatites B e C para médicos da rede municipal e estadual

Dia 26/0714h às 19h, Maceió Shopping – Testagens para hepatites e panfletagem educativa sobre as hepatites, com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, pacientes.

Dia 28/0710h, Pajuçara – Caminhada com panfletagem educativa sobre as hepatites, concentração às 10h, em frente ao Sete Coqueiros, com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pacientes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos