Perícia constata: climatizador de ar causou incêndio que resultou na morte de idosa

 

Alagoas24horas/Arquivo

Edifício Maison Paris

Sobreaquecimento de equipamento eletroeletrônico. Esta foi a causa mais provável do incêndio no apartamento do edifício Maison Paris, que resultou na morte de Marlene de Fátima Lopes, de 62 anos, em 29 de maio deste ano, no bairro da Jatiúca. O laudo pericial que aponta a causa do incêndio foi divulgado nesta terça-feira, 6, pelos peritos criminais do Instituto de Criminalística de Alagoas.

De acordo com o laudo, assinado pelos peritos Gerard de Oliveira Deokaran e Maria Neuma de Oliveira Souza, o incêndio não foi criminoso e o fogo teve início a partir de um problema no climatizador de ar, instalado na sala do imóvel, que apresentava sinais de oxidação no motor. 

O perito criminal Charles Almeida, que é engenheiro eletricista fez um alerta para cuidados na compra e manuseio de equipamentos eletroeletrônicos usados com frequência nos lares brasileiros. “Importante que os usuários adquiram os aparelhos com garantia de qualidade dos órgãos reguladores, utilizem conforme as instruções dos fabricantes e que se tenha uma instalação elétrica de acordo com as normas vigentes no país. Evitar o uso de extensões e consequentemente sobrecargas nas tomadas de circuitos elétricos e ficar atento para qualquer alteração de funcionamento dos equipamentos”, alertou o perito Charles.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o laudo cadavérico da vítima fatal do acidente, Marlene de Fátima, também já foi concluído e entregue ao 2º Distrito Policial, no dia 18 de julho. De acordo com a chefia especial do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima (IML de Maceió), a causa da sua morte foi asfixia por inalação de fumaça, por meio físico-químico.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos