Negreiros é atração no Pauta Aberta

Jadir Pereira/Divulgação

O espetáculo Negreiros é o destaque deste mês no Projeto Pauta Aberta. A peça teatral da Cia LaCasa será apresentada no dia 28 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

A peça Negreiros vai representar Alagoas no 8º Festival Nacional de Teatro, em Floriano (PI), no mês de outubro, e no 5º Festival de Artes Cênicas de Sergipe, em Aracaju, em novembro.

Na apresentação do dia 28 de setembro todo mundo paga meia, com ingresso no valor único de R$ 20. Toda a renda da bilheteria será revertida para a viagem do grupo para o festival no Piauí.

Sucesso de público e crítica, Negreiros é uma montagem da Cia alagoana LaCasa e já foi visto por mais de 2 mil pessoas em Alagoas.

Reflexão

A peça teatral aborda a escravidão e abolição em Alagoas. O que o Brasil fez com os libertos após o dia 13 de maio de 1888? Em cena, os atores Gi Silva e Abides Oliveira coloca em debate questões ainda atuais sobre o que é ser negro em um país de maioria negra, mas de minorias negras.

“O dia 13 de maio é uma data para reflexão, não é uma data de comemoração. De forma alguma. Depois de tantos anos, ainda temos muito que lutar por igualdade, respeito”, comenta o ator Gi Silva.

Com Negreiros, a Cia LaCasa coloca no palco o quanto ainda é difícil, na prática, as palavras cidadão, respeito e ser humano.

“Negreiros traz questões ainda atuais, apesar da história acontecer pouco tempo depois da abolição. O Brasil abandonou os libertos. As mazelas e as injustiças sociais são muitas. Como diz um personagem da peça: “O que restou foi só violência, fome e morte”, declara o ator Abides Oliveira.

O texto é do jornalista e ator Abides Oliveira, que assina a direção com Fátima Farias. A direção musical é do compositor e músico Gama Júnior; figurino e cenário da socióloga e atriz Ane Oliva; desenho de luz de Fátima Farias; Trilha Musical de Gama Junior, Abides Olvieira e Gi Silva; figurino e orientação artística na cena “ancestralidade” de Nani Moreno; música e preparação maculelê de Rodrigo Pedrosa; tradução e orientação Yoruba de Jorge Riba; arte de Abides Oliveira; fotos de Bero Carvalho.

NEGREIROS

Quando: 28 de setembro

Horários: 20h

Local: Teatro Arte Pajuçara

Ingresso: R$ 20,00 (todo mundo paga meia)

Informações: (82) 99930-9866

Ingressos: https://www.sympla.com.br/negreiros_638778

Venda de ingresso também no dia da apresentação na bilheteria do teatro a partir das 14h

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos