Desemprego entre jovens caiu no 2º trimestre de 2019, aponta Ipea

Houve crescimento no número de empregados com ensino superior, segundo pesquisa

Agência Educa Mais Brasil

Desemprego entre jovens caiu no 2º trimestre de 2019, aponta Ipea

Um levantamento divulgado nesse mês, pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), mostra que o desemprego entre os jovens, no Brasil, apresentou maior redução em relação a outros grupos de trabalhadores, no 2º trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018. Ainda conforme o Ipea, houve crescimento no número de trabalhadores empregados que têm os ensinos médio e superior.

No entanto, o levantamento aponta, ainda, que apesar da diminuição do desemprego entre os mais jovens, esta é a faixa etária com a menor chance de ser contratada.

Ainda de acordo com o levantamento do Ipea, mais de três milhões de brasileiros ingressaram em cursos de graduação em 2018, o que representa um crescimento de quase 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para especialistas, tal explicação está no aumento de cursos de Educação a Distância (EAD).

Nesse cenário, os cursos de bacharelado permanecem concentrando a maioria dos ingressantes da educação superior (58,0%), seguidos pelos cursos tecnológicos (20,9%) e os de licenciatura (20,5%).

Além de programas do governo que possibilitam acesso ao ensino de qualidade, como o financiamento do ensino superior (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo, o reforço vem, também, de programas privados como o Educa Mais Brasil 2020 que ofertam bolsas de estudo para cursos de ensino básico, técnico, de idiomas, graduação e pós graduação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *