Após declarações polêmicas, promotor de justiça é afastado de suas funções

Reprodução/Youtube

Reunião do Conselho Superior do MP

O Conselho Superior do Ministério Público decidiu, por unanimidade dos votos, pelo afastamento cautelar, por um prazo de 60 dias, do promotor de Justiça Coaracy Fonseca, atendendo a um pedido da Corregedoria do MPE, e a continuidade do inquérito administrativo que apura a conduta do promotor nas redes sociais. Fonseca está sendo punido pelos ataques feitos ao governador Renan Filho, ao procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, e também ao Tribunal de Justiça do Estado.

O corregedor-Geral substituto, procurador Luiz Medeiros, entendeu que este é um caso de afastamento porque as declarações do promotor atacam figuras públicas e instituições “de forma injusta”. O procurador também ressaltou que Coaracy já havia sido advertido por duas vezes antes da abertura do inquérito. “Mesmo com as aplicações de censura, o colega continuou reincidindo na sua prática e, em decorrência disto, foi instaurado um inquérito administrativo e mesmo assim ele ainda continuou praticando esses atos que visam desabonar as condutas, especialmente do Procurador-Geral de Justiça, governador do estado, senadores da república, pessoas da sociedade, Tribunal de Justiça e nós entendemos que se a Corregedoria não adotar uma providência ele iria continuar fazendo o que vem fazendo”, alegou Medeiros.

Nos vídeos divulgados nas redes sociais do promotor Coaracy Fonseca, ele critica a estreita relação entre o que ele classifica como elite da agroindústria e o Tribunal de Justiça. Em um destes vídeos ele chegou a dizer que o TJ é o principal responsável pelo “atraso” no Estado. “Eles têm o poder da caneta podem até me prender amanhã ou depois, por isso, o grande medo das pessoas. Mas nós precisamos romper com isso e rumar para nossa liberdade”, disse. O promotor apagou os vídeos publicados, posteriormente.

Em recente postagem na sua página do Instagram, Fonseca afirmou que apesar das ações continuará exercendo seu papel como promotor de justiça.

Reprodução

Coaracy, em recente postagem no Instagram

Em nota, o Ministério Público Estadual informou que “todos os procedimentos da Corregedoria transcorrem sob sigilo, torna-se impossível repassar mais detalhes sobre o caso”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos