A música e educação, ferramentas sociais, no Quartas Eruditas

Ascom Diteal

Há cinco anos, um competente grupo de músicos e cantores, com seus instrumentos orquestrais e vozes aquecidas, estavam atentos à batuta do novo maestro, na grande Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Quem comandava os músicos, a convite do diretor artístico e regente do grupo, Max Carvalho, era um menino de sete ou oito anos que brincou de ser maestro pela primeira vez. Isso porque, à época, se dava a primeira edição do Quartas Eruditas, uma parceria entre a Camerata Erro Dictus e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), possibilitando aproximação de crianças, idosos e o público em geral a música clássica e à educação musical. Em outubro de 2019, como de costume, a última quarta-feira do mês será repleta de emoção e afeto, com a presença de mais de trezentos ouvidos atentos já confirmados.

A pianista Oriêta Feijó toca e é consultora da Instituto, ao lado de Benedito Pontes, presidente e o fundador do grupo. Ela não tem dúvidas sobre o trabalho que realizam: “A arte é cultura. Cultura é educação. Educação é a base do desenvolvimento de um país”. Oriêta destaca a importância do projeto: “O Quartas Eruditas foi criado com a finalidade educacional de levar a música de concerto às crianças, adolescentes e o público em geral, buscando formar plateia e despertar talentos” completa a musicista.

As apresentações são preparadas pelo maestro Max Carvalho, que busca dirigir artisticamente o grupo, direcionando o concerto realizado sempre de forma pedagógica para que o fator educacional seja sempre amplo dentro da apresentação. A pianista Oriêta diz que o repertório organizado coloca a música de concerto ao alcance de todos, mesclando músicas eruditas e clássicos nacionais, em um conteúdo agradável e de fácil assimilação. Ela conta que “o público, formado por crianças em idades variadas, adolescentes, terceira idade, vem reagindo positivamente. Crianças são convidadas a regerem a Camerata Ero Dictus, pessoas emocionadas, saem felizes agradecendo e prometendo virem outras vezes”.

Neste dia 30, última quarta-feira de outubro, a Camerata Ero Dictus vai realizar mais uma edição do Quartas Eruditas. Dentre as unidades de ensino e instituições sociais confirmadas, estão as Escolas Estaduais Rosalva Pereira Viana, as Municipais Maria de Lourdes e Higino Belo, o Instituto Avivah, o Serviço de Proteção Social Especial, o programa Ronda no Bairro e o CMEI Pompeu Sarmento. Contudo, o convite continua ao público, o evento é gratuito e começa às 15h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió.

Fonte: Ascom Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos