Ambientalistas registram a morte do 4º golfinho; pesca é proibida

Instituto Biota/Cortesia

O Instituto Biota confirmou o quarto golfinho morto na orla alagoana. O animal foi encontrado nas primeiras horas da manhã desta quarta (30) em um trecho da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, região metropolitana da capital.

Este é o quarto golfinho encontrado morto em praias alagoanas. Um animal chegou a ser resgatado pelo Biota com vida, mas morreu. Os demais encalharam mortos em Cruz das Almas, Garça Torta e Jaraguá.

De acordo com o Biota, o golfinho era fêmea e estava grávida, com o filhote prestes a nascer.

O Instituto disse ainda que não realizou a necropsia nos animais, logo não é possível determinar se está relacionada ao derramamento de óleo nas praias do Nordeste. Contudo, a mortandade é considerada anormal pelos especialistas.

Professores da Universidade Federal de Alagoas confirmaram a mortandade de outros animais marinhos na orla de Penedo. Devido ao derramamento de óleo, o Ministério da Agricultura publicou instrução normativa proibindo a pesca de lagosta e camarão no Nordeste.

O Instituto Biota informou ainda que veterinários da Polícia Federal, que atuam em Brasília, serão os responsáveis por realizar a necropsia em dois dos quatro animais encontrados mortos. Ainda não há informação se o trabalho será realizado em Alagoas ou se os animais serão levados a Brasília.

Atualizada às 16h17.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos