Calamidade pública: Prefeito e governador anunciam fechamento de bares e restaurantes

Reprodução/Facebook

O Prefeito Rui Palmeira e o Governador Renan Filho decretaram, durante uma transmissão ao vivo em uma rede social, estado de calamidade pública em todo estado de Alagoas devido à pandemia causada pelo coronavírus. Ainda na transmissão, os chefes do executivo municipal e estadual solicitaram aos alagoanos que permaneçam em suas casas, em isolamento social, durante o período estipulado.

Inicialmente, o decreto acontece por dez dias e abrange diversos estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, bares, cinemas, shopping e galerias. Também não funcionarão lojas, templos religiosos, indústrias, museus e academias de ginástica.

“O isolamento social é a medida mais eficaz para a prevenção. A partir de meia-noite, todas as pessoas com grive, por precaução, devem ficar em casa por 14 dias. Ficam suspensos por 10 dias em todo território de Alagoas, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congeneres. Também fecham para público lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviço de natureza privada. Eles só poderão funcionar por meio de serviço de entrega, inclusive por aplicativo”, anunciou  o governador.

Além disso, suspendem as atividades piscinas públicas, clubes sociais, receptivos e outros locais de uso coletivo que permitam aglomeração de pessoas.

A guarda civil municipal e a Polícia Militar (PM) realizam a fiscalização em diversos pontos. Os estabelecimentos que não cumprirem as regras, serão penalizados.

O decreto não afeta profissionais das seguintes áreas:

  • Órgãos da imprensa, meios de comunicação e telecomunicações.
  • Indústrias dos ramos farmacêuticos, químico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares e laboratoriais, gás, produto de limpeza e higiene pessoal.
  • Estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação e emergências odontológicas.
  • Distribuidoras e revendedoras de água e gás, distribuidores de energia elétrica.
  • Segurança privada.
  • Postos de combustíveis.
  • Funerárias.
  • Estabelecimentos bancários e lotéricas.
  • Supermercados e padarias.
  • Clínicas veterinárias, lojas de produtos para animais.
  • Lavanderias.
  • Oficinas mecânicas.

Orla marítima

O prefeito Rui Palmeira anunciou que as barracas situadas na orla estarão fechadas e os vendedores ambulantes também não terão a permissão para exercer as atividades. Segundo Palmeira, as medidas funcionaram em outros países.

“Nosso intuito é o fechamento total de barracas, bares e restaurantes que ficam na orla marítima e os ambulantes autorizados não poderão funcionar também. Neste momento,  estão liberadas apenas liberada apenas para atividades físicas individuais. Está comprovado que, ao redor do mundo, os países que conseguiram segurar a pandemia do coronavírus fizeram um trabalho parecido com este, determinado o isolamento social. Maceioenses e alagoanos têm que cumprir seu papel, lavando as mãos, usando álcool em gel e fazendo o isolamento. Assim, podemos conter a epidemia que vem se alastrando pelo país”.

Ponto Facultativo

Fica decretado também ponto facultativo para os servidores e empregados dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual até o dia 27 de março. Serão mantidos, entretanto, os serviços de fornecimento de água e aqueles prestados pelas secretarias de Saúde, Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Perícia Oficial e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos