Promotor de Justiça orienta sobre medidas a serem tomadas diante do risco de rompimento de barragem

Alagoas na Net

Barragem Ipanema 1 apresenta fissuras e erosão

Com a possibilidade de rompimento da barragem Ipanema 1, em Águas Belas, Pernambuco, os Ministérios Públicos Estadual e Federal expediram recomendações para que os municípios de Santana do Ipanema, Batalha e Poço das Trincheiras adotem medidas de prevenção e redução de danos.

Caso a barragem venha a romper, as três cidades sertanejas serão atingidas. Com isto, a recomendação  – assinada pelo procurador da República Bruno Lamenha e pelos promotores de justiça Paulo Bezerra, Ricardo Libório, Kleytionne Souza e Marcus Vinícius Rodriguez – pede que os municípios realizem estudos  sobre a estimativa de quantas famílias seriam atingidas em caso de inundação  e que identifiquem imediatamente os locais que possam servir de abrigo provisório para assistência à população em situação de desastre, elaborando plano de funcionamento, de maneira que guardem, entre outras exigências, as condições adequadas de higiene e segurança, inclusive as relacionadas à emergência de saúde decorrente da pandemia de COVID-19.

O promotor Kleytionne Sousa, do município de Poço das Trincheiras, gravou vídeo explicando as orientações a serem adotadas.


Os MPs pedem ainda que as cidades informem a população, por meio de carro de som, rádio ou outra forma eficiente de difusão da informação, quais são as áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como a respeito de protocolos de prevenção e alerta e ações emergenciais nas atuais circunstâncias.

A recomendação diz ainda que os três poderes executivos devem elaborar, de imediato, plano de atuação para coleta, distribuição e controle de suprimentos de forma célere para a população a ser atingida, além de emitirem comunicado para os seus estabelecimentos de saúde, com orientações e instruções para que as equipes estejam preparadas para fornecer o atendimento médico hospitalar e psicológico necessário.

Leia Também: MPs recomendam que municípios adotem medidas urgentes sobre possível rompimento de barragem

Simulação mostra áreas que podem ser atingidas com rompimento de barragem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos