Estoque de sangue do Hemoal é o mais crítico do ano e transfusões são canceladas

Hemocentro dispõe de apenas 67 bolsas de sangue, quando deveria contar com 300

Solicitações de transfusões não atendidas. Isso foi o que se viu no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) durante esta quinta-feira (21), uma vez que o órgão conta com apenas 67 bolsas de sangue no estoque, quando deveria dispor de no mínimo 300.

Contando com apenas 22,33% do percentual de bolsas de sangue necessárias para atender às vítimas da Covid-19, de acidentes de trânsito e agressões por arma branca e de fogo, o Núcleo de Captação de Doadores apela pela solidariedade dos alagoanos. Isso porque, das oito tipagens sanguíneas, duas têm apenas uma bolsa disponível (A- e B-) e as tipagens AB- e O- dispõem de apenas duas bolsas cada uma.

“Em nome do meu filho, que tem doença falciforme e necessita tomar sangue frequentemente e também de outras pessoas que estão precisando de transfusão, peço encarecidamente que as pessoas compareçam ao Hemoal para doar. Hoje quem precisa é meu filho, mas, amanhã, pode ser você”, apela a dona de casa Otávia Santos, consciente de que o sangue é o único remédio que pode salvar a vida do seu filho.

Onde doar

Na capital alagoana, o Hemoal está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h, durante a pandemia.

Já no interior, as doações podem ser feitas em Arapiraca, no prédio do Laboratório Municipal, localizado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Como Agendar a doação

Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue, o voluntário pode agendar um horário durante a pandemia da Covid-19. Para isso, basta ligar para 3315 2109 (Hemoal Maceió) e 3539 8285 (Hemoal Arapiraca).

Os voluntários também podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas, para solicitar a Hemovan. Em dia e hora marcados, o veículo irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

Critérios para doação

Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

O Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o procedimento, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS)

Fonte: Ascom / Sesau-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos