Unidade Sentinela suspende temporariamente atendimentos em Arapiraca

Secretaria Municipal de Saúde explicou em nota que atendimento foi restabelecido

A Unidade Sentinela que funciona no Terceiro Centro de Saúde de Arapiraca, suspendeu seus atendimentos na manhã desta quinta-feira, 28. O Centro é a porta de entrada para pacientes com suspeita ou sintomas leves de Covid-19.

Segundo informações, os pacientes que chegavam ao local eram informados que deveriam buscar atendimento em outras unidades, mas não explicavam os motivos.

Em nota, a secretaria de saúde do município explicou que o atendimento foi suspenso por três horas – e já foi estabelecido – para que a equipe médica pudesse cuidar de quatro pacientes que estavam em estado grave e precisavam ser transferidos com urgência para unidades hospitalares.

Um dos pacientes estava, inclusive, intubado no único respirador disponível na unidade, que deveria servir apenas para estabilização do paciente até que fosse transferido para uma UTI hospitalar. Além dele, outro paciente também estava precisando fazer uso do respirador.

A prefeitura disse ainda que desde esta quarta-feira (27), o Município aguardava a regulação de leitos hospitalares, que é de responsabilidade do Governo do Estado, quem autoriza a transferência e ressaltou que o atendimento a pacientes graves é de responsabilidade dos hospitais e que o Estado gerencia os leitos. Às 12h, a Unidade Sentinela reabriu para novos atendimentos, após  processo de desinfecção do espaço.

Nota – Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca informa que, nesta quinta-feira (28), a Unidade Sentinela, referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19, suspendeu novos atendimentos, durante um intervalo de três horas,  enquanto as suas equipes trabalharam concentradas no atendimento a quatro pacientes considerados graves, que chegaram à unidade e aguardavam regulação do Estado para a transferência à rede hospitalar do Município.

Entre os quatro pacientes, um necessitou de intubação e um segundo com indicação para o mesmo procedimento. Desde esta quarta-feira (27), o Município aguardava a regulação de leitos hospitalares, que é de responsabilidade do Governo do Estado, quem autoriza a transferência.

Enquanto  aguardou a transferência, que aconteceu por volta das 10h30min, desta quinta-feira,  a Unidade Sentinela, que é equipada e responsável por acolher e estabilizar os pacientes com suspeita de coronavírus, realizou todos os procedimentos necessários e disponíveis. Vale ressaltar que o atendimento a pacientes graves é de responsabilidade dos hospitais que o Estado gerencia os leitos. Às 12 h, a Unidade Sentinela reabriu para novos atendimentos, após  processo de desinfecção do espaço.

“Em caso de necessidade de internação, a unidade entra em contato com a regulação do Governo do  Estado, responsável pela gestão da oferta de leitos no município”, afirmou o farmacêutico José Abelardo Rocha Silva Filho, gerente da Unidade Sentinela.

A Prefeitura de Arapiraca já está trabalhando na ampliação dos serviços da Unidade Sentinela e, nos próximos dias, receberá o apoio de um Centro de Triagem para atender à população. O prefeito Rogério Teófilo vem alertando, continuamente, sobre  a baixa quantidade de leitos  oferecidos pelo Governo do Estado para o tratamento da Covid-19 no Município e sobre o colapso no sistema de saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos