Teremos São João em 2020?

Todos nós sabemos que a pandemia causada pelo COVID-19 vem causando muitos transtornos a humanidade. O mês de junho chegou e com ele veio as confirmações de continuidade dos protocolos de isolamentos por todo o Brasil, o que causou um “reboliço” entre os “forrozeiros” e adeptos de uma das maiores festas populares de território nacional. E aí, vai ter São João ou não?

Os eventos juninos representam para a Região Nordeste, além de tradição cultural, uma alta na economia regional, haja vista ser a época do ano onde mais se lucra com turismo, culinária, eventos e apresentações. É um mês onde tudo gira em torno do Santo homenageado, desde as comidas típicas a base de milho, roupas bem ornamentadas, temas de decorações e até sorteios de loteria, como a famosa Quina de São João!

Não tem como se falar de São João e não mencionar a cidade de Campina Grande, na Paraíba, pois é lá que todos os anos acontece um dos maiores eventos de manifestação da cultura popular nordestina. Começou como um evento de rua e, após diversas modificações, tornou-se um patrimônio cultural do país, com a impressionante duração de 31 dias durante o mês de junho. No ano passado, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas visitaram o Parque do Povo no período da festa junina.

Em contrapartida outro evento muito importante do São João Nordestino, confirmou seu cancelamento, pela primeira vez em 40 anos de existência. O “Maior e Melhor”, tradicional evento junino de Caruaru (PE) não será realizado em 2020 e já estima um prejuízo de R$ 200 milhões.

Ocorre, que em 2020 vivemos um constante ciclo de incertezas e com os protocolos de isolamento social sendo instaurados e prorrogados no Brasil, pôs-se em dúvida a possibilidade de realização das festividades juninas, o que é motivo de uma profunda decepção por parte dos milhões de adeptos, principalmente os nordestinos.

O maior evento junino já teve seu adiamento confirmado, com previsão para acontecer no mês de outubro do corrente ano (9 de outubro a 8 de novembro), anunciado pelo prefeito da cidade Romero Rodrigues há 2 meses. De acordo com ele, é a primeira vez que o festejo é adiado desde a sua criação em 1983. A abertura ficaria por conta do cantor Flávio José e teria Elba Ramalho na véspera (23) do dia do Santo que dá nome ao festejo. As atrações ainda não foram confirmadas para as novas datas.

A notícia boa é que, mesmo com o adiamento, os forrozeiros de plantão já podem preparar seus trajes juninos, bolo de milho e muito quentão, pois o arraiá irá acontecer sim, contudo de forma virtual, dessa forma a alegria está garantida nessa quarentena.

Seguindo a “onda” das lives solidárias, as Festas juninas de Campina Grande e Mossoró (RN) terão versões virtuais de seus eventos, com o objetivo de arrecadar doações para as famílias atacadas pelo cancelamentos desses eventos, visto que são festas fundamentais para economia da região nordeste e, principalmente, dos municípios.

De acordo com os realizadores, a versão online será transmitida pelas redes sociais nesse mês de junho, onde irá retratará o Parque do Povo, mantendo todas as tradições. Será realizado em uma área da empresa que realiza o evento e contará com atrações regionais e nacionais. Os shows acontecerão nos dias 6, 13, 20, 23, 24 e 28 de junho, serão transmitidos pelo Instagram, Facebook e Youtube.

Atualmente, já é um formato que vem ganhando muita força durante esse período de isolamento social. O uso das redes sociais para fazer shows, as chamadas lives, vem acontecendo de uma forma que traga até os lares opções de entretenimento e lazer, fazendo com que o confinamento se torne mais suave. Começou de forma tímida, porém a cada semana os artistas buscam inovar e acabam produzindo verdadeiros espetáculos, superando os próprios shows em matéria de conteúdo e duração.

Assim sendo as empresas e artistas já estão se movendo para proporcionar ao público, um São João à distância, mas sem dúvidas “arretado de bom”, já que para o povo nordestino, que aguarda ansiosamente pelas datas a cada ano, o cancelamento desses eventos significa levar um pouco da alegria. Assim sendo, a programação de shows online para comemorar promete agitar o mês de junho com eventos que abarcarão não só as cidades de Campina Grande, Mossoró, Caruaru, São Luís, mas sim o Brasil todo e porque não pensar em brasileiros que moram no exterior. Elba Ramalho, Luan Santana, Ivete Sangalo, Bell Marques, estão entre os artistas já confirmados, bem como diversas bandas tradicionais do forró.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos