Moradores acusam Prefeitura de Marechal de abandono e fecham AL 101 Sul

Moradores de condomínios e povoados estão ilhados há semanas.

Alagoas24horas

Moradores são obrigados a deixar veículos no acesso ao condomínio

Antes mesmo das chuvas intensas que caíram neste fim de semana em Alagoas, moradores de condomínios na Barra Nova, Francês e às margens da AL 101 Sul, em Marechal Deodoro, já enfrentavam sérios problemas de acesso às suas residências e casas de veraneio. É o caso do Condomínio Novo Francês, antigo Francês Ville. Há cerca de duas semanas, os moradores são obrigados a deixar seus veículos em um posto de combustíveis na rodovia e pedir que carros mais altos venham buscá-los.

Isso porque o volume da água acumulada na entrada já chega a um metro de altura. Há famílias que estão ilhadas, sem poder sair do local por falta de um meio. Para agravar a situação, neste domingo (14), os moradores do residencial ficaram quase 24 horas sem eletricidade.

O caos tem se repetido em loteamentos como Luar do Francês e no Povoado Barra Nova. A falta de drenagem e saneamento tem gerado transtornos incalculáveis, inclusive, favorecendo o surgimento de vetores de doenças infectocontagiosas em plena pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Sem energia há quase 24h, moradores da Barra Nova realizam protesto em Marechal Deodoro

Cortesia ao AL24h

Moradores da Santa Rita bloqueiam trecho da AL 101 Sul

Na manhã desta segunda (15), moradores da região bloquearam um trecho da AL 101 Sul em protesto à situação. Os moradores são unânimes ao afirmar que pagam seus impostos, inclusive IPTU, mas são ignorados pela Prefeitura de Marechal Deodoro. Militares do BPRv foram deslocados para negociar a liberação da via.

A reportagem do Alagoas 24 horas pediu posicionamento à prefeitura, que emitiu a seguinte nota:

A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que os alagamentos e transtornos causados pelas fortes chuvas na Barra Nova, motivo do protesto acometido na manhã desta segunda-feira (15), é consequência da falta de investimentos e má execução nos projetos de drenagem de águas pluviais e pavimentações de antigas gestões.

A atual gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Pavimenta Ação, já pavimentou e executou obras de drenagens em cerca de 30 ruas em todo o município, e dará continuidade no projeto logo após a quarentena. Na Barra Nova, já foram pavimentadas vias como a Rua do Sol e Rua Divaldo Suruagy: um total de mais de 2km de pavimentação.

Além disso, o município está, diariamente, pondo em práticas as ações do Prevenir – Comitê de Combate às Enchentes, com serviços de drenagem, melhoramento de acesso, limpeza de rios e desentupimento de galerias.

Alagoas24horas

 

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos