Óleo que reapareceu no litoral alagoano é resquício de vazamento, diz Marinha

Marinha recolhe óleo de praias de Alagoas – Cortesia MB

Depois que banhistas registraram o reaparecimento de óleo em praias das cidades de Coruripe e Maragogi, no litoral de Alagoas, e em algumas cidades de Pernambuco, a Marinha emitiu uma nota informando que a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realizou a limpeza das praias e a coleta dos fragmentos de óleo que foram enviados ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), para análise.

Nesta quinta-feira, a Marinha confirmou que o resultado das análises aponta que o óleo encontrado desde a última sexta-feira, 19, condiz com o material que atingiu a costa brasileira, em especial o Nordeste, no ano passado.

“E com base no exame realizado, a chegada desse material deve consistir na reincidência de segmentos oleosos que não tinham sido anteriormente identificados durante as ações de resposta. Seu aparecimento decorre, possivelmente, de fatores meteorológicos, como alterações no regime de ventos e marés, que acabaram por revolver sedimentos e possibilitaram o ressurgimento desses fragmentos neste último final de semana”, diz  nota da Marinha.

A Marinha esclarece também que desde setembro de 2019 vem realizando ações de contenção e neutralização dos efeitos desse vazamento de óleo na natureza. Caso a população registre o aparecimento de outros trechos com óleo, disque 185.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos