Fora de seu país? Entenda o motivo que faz com que times do País de Gales joguem na Inglaterra

Divulgação / Cardiff City FC

Muitos estranham o fato de equipes do País de Gales disputarem campeonatos na Inglaterra. Um dos casos mais famosos é do Cardiff City, equipe que enfrentará o Preston North End neste sábado (27 de junho), às 8h30, pela 39° rodada da EFL Championship, com transmissão do FOX Sports.

Esse fato, porém, não é novo. Apesar de ter sua federação criada em 1876, uma das mais antigas do futebol, o País de Gales só passou a ter uma liga nacional em 1992/93. Por isso, os principais times profissionais e semiprofissionais locais optaram por disputar os torneios da Inglaterra.

A geografia do País de Gales também foi um fator que facilitou a ida de alguns times para o país vizinho. Em algumas cidades, é mais fácil viajar para a Inglaterra do que dentro do próprio território nacional.

Hoje na quinta divisão, o Wrexham foi o primeiro time galês a jogar em terras inglesas. Swansea e Cardiff City, que rivalizam dentro da Championship, vieram logo atrás. Outra equipe que disputa campeonatos na Terra da Rainha é o Newport County, da quarta divisão.

Dois títulos foram disputados por times do País de Gales na terra vizinha. O primeiro foi a FA Cup de1927 conquistada pelos Bluebirds. Em 2013, o Swansea City comandado por Michael Laudrup conquistou a Copa da Liga. Na temporada seguinte, o time se tornou o primeiro galês a disputar uma competição europeia representando a Inglaterra.

Vale lembrar que, até 1995, essas equipes também disputavam a Copa do País de Gales. Uma proibição da Uefa, porém, fez com que tivessem que optar por um dos países, deixando seu local original.

Uma outra curiosidade é o fato de que o The New Saints, maior vencedor do Campeonato Galês com 13 títulos, disputa suas partidas na Inglaterra. O time representa duas cidades: a galesa Llansantffraid e a inglesa Oswestry, onde atua.

Hoje disputando uma vaga nos playoffs de acesso, os rivais Cardiff e Swansea se enfrentaram na Premier League em somente duas partidas na temporada 2013/14. Os Bluebirds, então vestindo vermelho, venceram por 1 a 0 o primeiro jogo, enquanto os Jacks ganharam o segundo por 3 a 0.

Fonte: FOX Sports

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos