Economia digital: as faces desse fenômeno corporativo da atualidade

Os acontecimentos econômicos estão condicionados a fatores variados. Isso implica em se dizer que questões que envolvam a sociedade de maneira ampla ou local, assim como realizações em diversos campos têm relação direta com a Economia. Algo que tem sido apontado como determinante para o sucesso de muitas corporações é a integração digital.

O termo “Economia Digital” passou a fazer parte da realidade empresarial em escala global. A expressão pode ser compreendida como a incorporação de recursos de internet, tecnologias variadas e dispositivos de natureza digital às etapas produtivas, logísticas, ou de outros tipos que possam existir nas empresas.

Este tipo de economia foi ganhando espaço tão logo a própria tecnologia da informação foi se mostrando mais sofisticada. Além disso, o acesso mais facilitado aos recursos de internet também promoveram este crescimento econômico.

Em que se baseia a economia digital:

Alguns pontos convergem a fim de que a economia dessa ordem seja aplicada em âmbito empresarial. Vale destacar que o que se busca com sua utilização é uma forma de se aprimorar diversos processos. Essa característica faz com que ocorra também uma maior competitividade nos mercados, beneficiando o consumidor final com o que é produzido a partir de então.
Serviços de tecnologia da informação e software:

Um dos pilares da economia digital, presta sua contribuição por meio de tratamento dos dados que são inerentes às corporações, bem como por outros serviços, como o de hospedagem em internet;
Indústria – Produção de hardware:

A produção de equipamentos de informática é de suma importância para a economia, especialmente em se tratando dos dias atuais. Isso também inclui a fabricação de itens periféricos. Por estar atrelada ao emprego da alta tecnologia, a cada ano é comum que surjam novos dispositivos para aceleração das etapas produtivas;

Telecomunicações:

Da mesma forma como se observa em ambiente doméstico, as empresas necessitam de serviços de telecomunicações para a efetividade de suas operações. Com isso, faz-se necessário a utilização de recursos tradicionais, que empreguem cabeamentos, sistemas que funcionem sem fio ou ainda por tecnologia via satélite. As corporações podem ainda demandar formas menos tradicionais de atendimento corporativo, como aquelas que dão acesso a operadoras de televisão.

Algumas áreas em que esta economia é comumente vista:

As empresas, em maiores ou menores escalas, empregam determinados tipos de tecnologia até mesmo para que consigam sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. A economia digital, por sua vez, precisa reunir pontos peculiares, que tornam as operações organizacionais mais robustas e integradas. Alguns dos segmentos que se destacam quanto ao seu emprego são.

Finanças:

A expressão “Fintech” tornou-se popular na atualidade, referindo-se às empresas do tipo startup que aliam a tecnologia aos serviços de finanças. Essa junção possibilita vantagens à própria corporação, dispensando, em alguns casos, que exista uma sede física para funcionamento da empresa. O atendimento ao cliente também se mostra beneficiado em decorrência disso.

Segurança:

Este é um leque muito amplo e fundamental. Na gama de serviços de segurança, destacam-se aqueles que são voltados aos dados corporativos. Nesta área se enquadram as empresas de vendas, comercialização de cursos diversos, assim como as de jogos. É o que se pode verificar em organizações como o Cassino ao Vivo Leovegas;

Gerenciamento de projetos:

O aumento no número de projetos é um indício positivo na realidade de uma empresa. Essa situação indica que a clientela está aumentando. Para se prestar um bom atendimento, de modo a cativar os clientes antigos e atrair ainda mais consumidores, gerenciar projetos com eficiência é fundamental. Na economia digital, por sua vez, este tipo de trabalho desponta com uma tendência de crescimento.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos