Covid 19: Estudos descobrem novos efeitos no corpo

Oito meses depois dos primeiros casos do coronavírus Sars CoV-2 em humanos, alguns pacientes ainda apresentam novos sintomas, mesmo que raros, e que foram descritos em estudos científicos nas últimas semanas. As pesquisas citam problemas gastrointestinais, dor no peito devido à inflamação da pleura, delírios nos dias de maior agressividade da Covid-19, perda persistente de olfato e paladar, e sintomas neurológicos em crianças.

Antes de abordar os achados nas pesquisas, vale ressaltar que os principais sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda são:

Sintomas mais comuns:

Febre
Tosse seca
Cansaço

Sintomas menos recorrentes:

Dor de garganta
Diarreia
Conjuntivite
Dor de cabeça
Perda de paladar ou olfato
Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves (com necessidade de atendimento médico imediato):

Dificuldade em respirar ou falta de ar
Dor ou pressão no peito
Perda de fala ou movimento

Além deles, o G1 mostra relatos de cinco outras sintomas, citados em estudos científicos mais recentes e que aguardam uma confirmação de pesquisas mais amplas e autoridades médicas internacionais:

1. Problemas gastrointestinais
Uma pesquisa publicada neste mês por cientistas italianos observou um grupo de 105 pacientes – 34 com Covid-19 e 71 no grupo controle sem a doença –, em Roma.

Os autores observaram que, no momento da admissão no hospital, a prevalência de sintomas gastrointestinais era de 8,8%. Outro ponto é que os pacientes que desenvolveram os problemas apresentaram uma taxa de mortalidade menor.

“Nossos resultados destacaram uma frequência não negligenciável de sintomas gastrointestinais em pacientes com Covid-19, em parte atribuída às terapias implementadas”.
De acordo com os cientistas italianos, como os pacientes com esses sintomas apresentam uma taxa de recuperação razoável, o que sugere os problemas gastrointestinais possam ter uma relação com a redução mais rápida da carga viral.

O estudo foi divulgado pela revista médica “European Review for Medical and Pharmacological Sciences”.

2. Delírio
Em 7 de julho, a revista especializada “Brain” publicou um estudo da University College London sobre as consequências neurológicas da Covid-19. Delírio, inflamação cerebral, derrame e danos nos nervos estão entre alguns sintomas detectados nos pacientes.

De acordo com os autores, um fato importante é que alguns infectados não apresentaram os sintomas respiratórios graves da Covid-19, como a falta de ar, e o distúrbio neurológico foi o primeiro sinal da doença.

“Identificamos um número maior do que o esperado de pessoas com condições neurológicas, como inflamação no cérebro, que nem sempre se correlacionam com a gravidade dos sintomas respiratórios”, disse o autor principal do estudo, Micheal Zandi.

No estudo, eles detalharam os sintomas neurológicos de 43 pessoas, com idade entre 16 e 85 anos, que foram tratadas no Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, no Reino Unido. Foram identificados 10 casos de disfunção cerebral temporária, como o delírio, 12 de inflamação cerebral, oito derrames e oito pessoas com danos aos nervos – principalmente relacionadas à Síndrome de Guillian-Barré.

Além disso, em 28 de junho, o “The New York Times” publicou uma reportagem com relatos de pacientes que apresentaram delírios e outros problemas neurológicos durante a infecção.

O jornal americano entrevistou o médico especialista E. Wesley Ely, do Centro de Doenças Críticas, Disfunção Cerebral e Sobrevivência da Universidade Vanderbilt, no estado do Tennessee. De acordo com o pesquisador, a equipe precisou desenvolver diretrizes para minimizar a ocorrência do delírio no hospital.

O delírio é relatado nos EUA em pacientes com coronavírus de todas as idades e sem comprometimento prévio. Entre dois terços a três quartos dos pacientes recebidos no centro médico de Wesley Ely tenham tido delírio, alucinações e agitação paranoicas, visões internalizadas e confusão.

3. Pleurite e dor no peito
A dor no peito é um sintoma que pode ser observado na Covid-19, como determinou a OMS. No entanto, o pesquisador Christopher Oleynick, da Universidade de Calgary, no Canadá, publicou um estudo com detalhes mais específicos com base na história de um paciente de 48 anos, com hipertensão e diabetes tipo 2.

Ele chegou ao pronto-socorro com uma dor no tórax, que tinha começado no dia anterior. Passou por uma avaliação e acabou diagnosticado com pleurite viral – inflamação na pleura, tecido que reveste os pulmões – por exclusão. Ao desenvolver febre alta e falta de ar, ele apresentou um resultado positivo para o Sars CoV-2.

De acordo com o pesquisador, que publicou o artigo em 24 de julho, não havia registro na literatura de outro caso de paciente com dor no peito, Covid-19 e pleurite associada – “o que pode enfatizar ainda mais que a doença pode apresentar sintomas atípicos”, escreveu.

4. Perda do olfato e do paladar persistente
A perda do olfato e do paladar já é um sintoma descrito pela OMS, mas os cientistas ainda estudam o período e outras evidências relacionadas que possam causar sequelas da Covid-19.

Médicos relatam que alguns pacientes com Covid-19 têm perda de olfato e paladar, sem outros sintomas
Um estudo publicado em 2 de julho na revista JAMA tentou descobrir qual é a evolução do sintoma a partir da infecção do Sars CoV-2 – e se ela se mantém persistente. Foram analisados 202 pacientes com a Covid-19.

Um mês após o começo da doença, 55 pacientes relataram que já sentir cheiros e gostos após a perda desses sentidos. Outros 46 disseram que o sintoma melhorou, mas 12 ainda não tinham o retorno do olfato e do paladar. As pessoas que apresentaram a persistência do problema não necessariamente permaneciam com a doença causada pelo novo coronavírus.

“Embora a gente tenha encontrado uma alteração do olfato e do paladar mais frequente entre as mulheres no início do estudo, outras 8 associações pequenas e clinicamente sem sentido também foram observadas entre a persistência desses sintomas e o sexo ou idade”, disseram os autores no artigo.

“Por outro lado, uma maior gravidade do comprometimento do olfato e do paladar ocorreu no início do tratamento, razoavelmente devido a uma lesão no nervo olfativo. Isso foi associado a uma menor chance de recuperação após quatro semanas”.
Os cientistas dos hospitais Guy’s e St Thomas’, autores da pesquisa em Londres, dizem que a maioria dos pacientes com o sintoma retomam o olfato e paladar, portanto. Ainda não é possível estimar precisamente quando ele surge, e novos estudos precisam ser realizados a respeito do tema.

5. Problemas neurológicos em crianças
O Great Ormond Street Hospital for Children, em Londres, investigou se as crianças em Covid-19 também podem apresentar problemas neurológicos. Em outros estudos, como o que descrevemos sobre delírio, pacientes adultos com a doença apresentaram problemas relacionados ao cérebro.

Nesta pesquisa, também publicada na revista JAMA em 1º de julho, 27 crianças com síndrome inflamatória causada pela Covid-19 foram observadas. Quatro delas, que eram saudáveis antes da doença, apresentaram sintomas neurológicos de início recente. São eles: dores de cabeça, sinais no tronco encefálico e cerebelar, fraqueza muscular e reflexos reduzidos. Além disso, alterações no músculo do esplênio (do dorso) também ocorreram nos pacientes.

“Crianças com Covid-19 apresentaram novos sintomas neurológicos envolvendo o sistema nervoso central e periférico, e alterações esplênicas de imagem, na ausência de sintomas respiratórios da doença. Pesquisas adicionais são necessárias para avaliar a associação de sintomas com alterações imunológicas em crianças”, disseram os autores.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos