Acessibilidade no Enem incluirá leitura de textos por computador

Diversas medidas adotadas permitem participação de candidatos com necessidades especiais

Agência Educa Mais Brasil

Enem, Enem 2020, Exame Nacional do Ensino Médio, Acessibilidade

Para conferir acessibilidade aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que necessitem de atendimento especial durante as provas, o Ministério da Educação (MEC) adotou diversas medidas. Dentre os recursos, pela primeira vez, o participante poderá contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador durante a prova.

As medidas para acessibilidade contemplam os participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular e tiveram solicitação aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O candidato que se enquadrar nessas condições poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. Os recursos serão vistoriados pelo aplicador, exceto o cão-guia.

A novidade para o Enem 2020 é que o participante que solicitou atendimento para essas condições, na inscrição, poderá contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador durante a prova, além de indicar o uso do implante coclear, no caso de surdocegueira.

Haverá, ainda, três guias-intérpretes para atendimento ao participante surdocego e uma banca especial para correção de suas provas, segundo o MEC.

Quem necessitar de atendimento devido a acidentes ou imprevistos, após o período de inscrição, deverá solicitá-lo via Central de Atendimento, por meio do 0800 616161, em até dez dias antes da aplicação do exame.

O Enem será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Não há atendimento especializado na aplicação do Enem Digital.

Enem

Uma das principais formas de acesso ao ensino superior é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação é realizada anualmente, pelo Inep, desde 1998.

O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos