Empreendimentos são autuados e multados por crimes ambientais

IMA

Empreendimentos foram autuados, esta semana, durante a segunda edição da Fiscalização Integrada do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (FIIMA/AL), realizada nas cidades de Marechal Deodoro e Maceió.

Durante a ação, os fiscais identificaram uma empresa que destinava de maneira incorreta os resíduos de outros empreendimentos. No local, situado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, foram encontrados materiais perigosos, resíduos sólidos e úmidos, água e poças com chorume.

De acordo com o IMA, a empresa não possuía licenciamento para esse tipo de material, apenas para resíduos sólidos advindos da construção civil. Durante a vistoria, outras irregularidades foram encontradas. Entre elas: a ausência de um equipamento de triagem e impermeabilização do solo. Com a constatação dos fatos, a empresa foi embargada e autuada em R$405 mil.

Outra empresa que realizava o lançamento de lodo de estação de tratamento de efluentes e fossas sem cuidado prévio também foi autuada. Ao todo, dois empreendimentos que faziam descarte irregular foram autuadas em três mil reais, cada uma, e foi emitido o termo de apreensão do caminhão que transportava esses materiais.

O gerente de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do IMA, Paulo Freire, informou que as irregularidades encontradas na FIIMA são crimes ambientais graves, ainda mais por serem identificados em uma Área de Proteção Ambiental. “Os resíduos estavam sendo descartados muito próximos à vegetação e dentro da APA do Catolé” explica Freire.

Os trabalhos realizados pela FIIMA/AL coíbem as irregularidades ambientais bem como visam incentivar os empreendimentos a manterem o compromisso com o licenciamento ambiental. As ações que foram iniciadas no início de setembro vão continuar acontecendo em todas as regiões do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos