Pacientes são levados para borracharia durante incêndio no Hospital Federal

Pacientes do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram levados para uma borracharia vizinha enquanto um incêndio atingia a unidade hospitalar na manhã desta terça-feira (27). Por cerca de duas horas, a borracharia Rio Paiva Pneus foi transformada em uma espécie de hospital de campanha.

Funcionários da borracharia, que fica em frente ao hospital, ajudaram a liberar o espaço para poder receber as macas com os pacientes que estavam sendo levados para o meio da rua.

“Era muito desespero. Eram as famílias, os enfermeiros, e vieram para cá cerca de quarenta macas”, contou José Paiva, que é dono da borracharia.

Hospital Federal de Bonsucesso foi evacuado durante incêndio e pacientes foram levados para borracharia vizinha — Foto: Henrique Coelho/G1Hospital Federal de Bonsucesso foi evacuado durante incêndio e pacientes foram levados para borracharia vizinha — Foto: Henrique Coelho/G1

‘Vem, vem’

Foi por volta das 10h17 que os funcionários da borracharia perceberam a intensa movimentação na porta do hospital.

“Na hora que o pessoal apareceu ali na emergência, a gente na hora acolheu aqui. Eu gritei ‘vem, vem’, o pessoal entrou aqui dentro e a gente acolheu todo mundo. Graças a Deus todo mundo foi socorrido com sucesso”, contou Carla, que é funcionária do estabelecimento.

A maioria dos pacientes era idosos, segundo os funcionários ouvidos pelo G1. O último paciente foi transferido pouco depois das 12h. “Todos estavam com vida, e todo mundo socorrido aqui dentro, com respirador, com tudo”, disse Carla, aliviada.

Início do incêndio

O fogo atingiu o Prédio 1 do Hospital por volta das 9h40 desta terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas às 11h30, e equipes seguiram trabalhando no rescaldo. Por volta do 12h ainda saía fumaça das instalações.

O hospital tem capacidade para cerca de 400 pacientes. Aproximadamente 200 foram transferidos para áreas do próprio complexo. Alguns estavam no meio de tratamento quando tiveram de sair da unidade, e outros estavam entubados.

Cerca de 30 internados foram transferidos para outras unidades da rede pública do Rio, como o Souza Aguiar, no Centro, o Evandro Freire, na Ilha do Governador.

Como a fumaça se alastrou, a direção optou por esvaziar também parte do Prédio 2, onde estavam internos da UTI neonatal e da Maternidade.

Hospital Federal de Bonsucesso, às margens da Avenida Brasil, é uma das maiores unidades de saúde da Zona Norte do Rio.

Cerca de duas mil pessoas circulam pelas alas do hospital todos os dias, segundo a assessoria de imprensa do estabelecimento.

Causa desconhecida

O fogo começou no subsolo do Prédio 1 por volta das 9h45 e se alastrou pelo almoxarifado, onde fraldas eram guardadas. Nesse edifício ficam ainda enfermarias e salas de raio-X.

A brigada de incêndio do hospital chegou à enfermaria assim que as chamas começaram, dois andares abaixo, e providenciaram a remoção das pessoas.

Não se sabia, até a última atualização desta reportagem, a causa do incêndio.

Bombeiros de cinco quartéis – Fundão, Ilha do Governador, São Cristóvão, Penha e Central – foram mobilizados.

Às 11h15, um helicóptero do Corpo de Bombeiros pousou na Avenida Brasil.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos