Homens dão tiros para o alto em festa de eleitores de candidato a vereador

Homem levanta as mãos e dispara tiros em via pública durante comemoração de eleição de candidato a vereador no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

O resultado das eleições municipais de 2020 foi comemorado com tiros para o alto, na noite de domingo (15), na Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Segundo a Polícia Militar, três suspeitos, não identificados, efetuaram disparos em via pública. O fato ocorreu durante uma festa que teve a participação de eleitores do candidato a vereador Hélio Guabiraba (PSB).

Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostraram o momento em que são efetuados os disparos de arma de fogo. Um homem aparece nas imagens com as mãos levantadas. É quando são ouvidos os primeiros dos cerca de dez tiros.

Os vídeos mostraram, ainda, muitas pessoas aglomeradas, em meio a bandeiras com o número de Hélio Guabiraba, que foi reeleito, com 10.393 votos.

Por meio de nota. A PM informou equipes do 11º Batalhão foram acionadas para a ocorrência. Ainda segundo a corporação, foram realizadas buscas na área, mas ninguém foi identificado.

A PM informou que, diante de casos como este, a população deve ligar para o 190, no momento da ocorrência ou prestar uma queixa, posteriormente, na delegacia, “para viabilizar ajustes na estratégia de segurança”.

O G1 e a TV Globo entraram em contato com a Polícia Civil e perguntaram se o caso está sendo investigado. A corporação informou que não foi registrado Boletim de Ocorrência.

Resposta

Nesta segunda (16), a assessoria de comunicação do vereador Hélio Guabiraba manifestou “repúdio diante do vídeo citado” e afirmou que “não compactua com nenhum tipo de incitação à violência”.

O parlamentar disse, ainda, que é “importante que os responsáveis sejam identificados pelos órgãos competentes e punidos”.

Por meio de nota, a assessoria do vereador disse que o registro foi feito durante a apuração de votos e que, no momento, Hélio “se encontrava em sua residência ao lado da família”.

Crimes no 1º turno

Durante o 1º turno das eleições municipais, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, das 7h às 17h, 51 crimes eleitorais em Pernambuco. Também houve 129 pessoas levadas a delegacias de Polícia Civil. Dos 184 municípios do estado, 42 tiveram registro de crime eleitoral.

Nessas cidades, as ocorrências mais frequentes foram de propaganda eleitoral de partidos e candidatos, ameaça, corrupção eleitoral, prática de boca de urna, desobediência às instruções da Justiça Eleitoral e lesão corporal relacionada às eleições.

Segundo a Polícia Federal (PF), houve duas prisões em flagrante, no município de Água Preta, na Zona da Mata, por transporte irregular de eleitores. O transporte foi feito por pessoas ligadas a uma coligação partidária. Também foram apreendidos um veículo e dois celulares.

Em Salgueiro, no Sertão, foi emitido um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de boca de urna cometido por uma militante, que estava em frente a uma escola. Com ela, foram apreendidos centenas de santinhos, fôlderes e uma bandeira de candidato a vereador.

Houve também um candidato a vereador que foi detido numa seção eleitoral por divulgar candidatos verbalmente e por meio da distribuição de adesivos. Um outro homem suspeito de violação de sigilo de voto também foi detido na cidade.

Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foi apreendido um trio elétrico que puxava uma carreata. A ocorrência foi levada à delegacia da Polícia Civil, onde foi emitido um TCO.

Fonte: G1

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos