Após a morte de Maguito, vice toma posse como prefeito nesta sexta-feira

Cerimônia acontece no plenário da Câmara Municipal da capital, às 9h. Rogério Cruz pediu que a solenidade seja simples e sem pronunciamentos em respeito a memória de Maguito Vilela.

Rogério Cruz, prefeito de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Com a morte de Maguito Vilela (MDB), prefeito licenciado de Goiânia, a Câmara Municipal de vereadores extinguiu o cargo dele e convocou o vice-prefeito, Rogério Cruz, do Republicanos, que ocupava o cargo em exercício, para tomar posse como prefeito da capital. A cerimônia está prevista para acontecer às 9h desta sexta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Goiânia.

A pedido de Rogério Cruz, a solenidade deve ser simples e rápida, sem pronunciamentos e comemorações, em respeito a memória de Maguito Vilela, que morreu na quarta-feira (13) em razão de uma infecção pulmonar grave. O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia tratava complicações no quadro de saúde após contrair o coronavírus, em outubro do ano passado.

Maguito Vilela ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 83 dias, em um hospital de Goiânia e no Albert Einstein, em São Paulo, para onde foi transferido depois de agravamento da doença. O Hospital Albert Einstein informou que o político morreu às 4h10.

Rogério Cruz já respondia como prefeito em exercício desde o dia 1º de janeiro, quando os vereadores aprovaram o afastamento de Maguito por tempo indeterminado, enquanto ele estava em tratamento na UTI.

Maguito foi eleito prefeito de Goiânia com 52% dos votos no 2º turno das Eleições 2020. Ele tomou posse de forma virtual, ainda na UTI, por meio de uma assinatura de termo eletrônico. No mesmo dia, ele se licenciou do cargo.

Como o cargo de vice-prefeito ficará vago, em caso de viagem ou afastamento de Rogério Cruz, o presidente da Câmara Romário Policarpo (PROS) assume interinamente a administração da capital.

O advogado e político goiano Luiz Alberto Maguito Vilela, de 71 anos, nasceu em Jataí, no sudoeste do estado, em 24 de janeiro de 1949. Ele foi casado com Sandra Regina Carvalho Vilela. Após a separação, casou-se com Carmen Silva, com quem viveu até 2013. Atualmente era casado com Flávia Teles.

Antes de disputar a eleição desde ano, Maguito foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012. No adeus a Maguito Vilela, alguns moradores de Aparecida de Goiânia levaram cartazes e até se ajoelharam no chão durante a passagem do cortejo.

Reveja a carreira dele na política.

Quem é Rogério Cruz
Rogério Oliveira da Cruz nasceu em Duque de Caxias (RJ), no dia 1º de setembro de 1966. Ele é pastor evangélico e formado em gestão pública. Também tem experiência como radialista e administrador. É casado e tem dois filhos. Foi missionário na África por 16 anos.

Em 2010 se mudou para Goiânia. Rogério foi eleito para o cargo de vereador da capital pela primeira vez em 2012. Ele teve 7.774 votos, sendo o único candidato que teve votos em todas as urnas de todas as seções eleitorais. Já em 2016, ele foi reeleito com 8.312 votos, o quarto mais votado.

Na Câmara, ele foi presidente da Comissão das Pessoas Portadoras de Deficiência e Necessidades Especiais. Também foi membro de comissões como Direitos da Criança e Adolescentes, Direitos Humanos e Cidadania; Ética e Decoro Parlamentar; Direitos do Idoso; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos