Covid-19: assistente social do Hospital da Mulher será a primeira alagoana a receber a vacina

Jorge Farias, Alagoas 24 Horas

Renan Filho, governador de Alagoas

Ainda em clima de expectativa pela chegada das mais de 71 mil doses da CoronaVac em Alagoas, o governador Renan Filho, que desembarcou por volta das 15 horas no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, disse que uma assistente social do Hospital da Mulher será a primeira alagoana a receber o imunizante. Renan destacou que esta profissional permaneceu na linha de frente contra a Covid-19 mesmo possuindo comorbidades.

O governador destacou que a imunização se dará de forma simultânea em todos os municípios do Estado, já a partir de amanhã, conforme antecipou o Alagoas 24 Horas, na manhã desta segunda-feira, 18, tendo como públicos alvos profissionais de saúde, idosos a cima de 75 anos e população indígena. O transporte das vacinas se dará por meio terrestre e de helicóptero, no caso dos municípios mais distantes, ou que possuam maior necessidade. O objetivo é não comprometer o início da vacinação, nem a integridade das doses.

Déborah Moraes Alagoas24Horas

Coletiva Renan Filho

O governador voltou a dizer que são definidos como profissionais da linha de frente da saúde aqueles que estão atuando em unidades de saúde referência no enfrentamento da Covid-19 no Estado e que lidam diretamente com pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Renan Filho não especificou o número de doses distribuídas por município, mas enfatizou que serão entregues números pares de doses para garantir que cada pessoa vacinada cumpra as duas etapas da imunização. Segundo o chefe do Executivo, durante a cerimonia de recebimento das vacinas, junto ao Ministério da Saúde, alguns estados chegaram a cogitar a aplicação de apenas uma dose para cada pessoa, mas a hipótese foi descartada visando a garantia dos resultados.

As equipes da Secretaria de Saúde trabalharão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e com as prefeituras na distribuição das vacinas. Quanto às estratégias de vacinação para idosos que se encontram nos abrigos, ainda serão definidas.

População indígena

Em relação a vacinação da população indígena, Renan Filho explicou que a distribuição e aplicação do imunizante para este público será diferenciada e ficou a cargo do Governo Federal. Para Alagoas estão previstas pouco mais de 16 mil doses, o que representa a imunização de cerca de 8 mil alagoanos indígenas, e acontecerá em pontos específicos – podendo ser inclusive dentro das próprias aldeias – em calendário a ser divulgado pelo Ministério da Saúde. O governador deixou claro que, caso necessário, a estrutura do Estado estará a disposição para ajudar também nesta etapa.

Protocolos de Segurança

Jorge Farias, Alagoas 24 Horas

Alexandre Ayres, secretário estadual de Saúde

Como têm feito em toda entrevista coletiva, Renan Filho e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres,  enfatizaram a necessidade de se manter os protocolos de higiene e distanciamento social, já que as vacinas disponíveis hoje não são suficientes para imunizar toda a população. “A partir de agora será cada vez mais difícil conseguir novas doses, já que todos os países que produzem vacinas estão mais preocupados em imunizar sua população primeiro, antes de exportar”, disse o secretário.

Dentro do mesmo tema, Renan defendeu a produção doméstica de vacinas, o quanto antes. “Este tema será discutido pelo Ministério da Saúde já nos próximos dias e, como cidadão, estou muito esperançoso que se comece logo, para só assim o Brasil conseguir reverter esta situação”.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos