Festival Alagoanes celebra centenário do audiovisual em Alagoas

As ações do Festival começam nesta segunda-feira (22)

Divulgação

Festival Alagoanes

Em sua primeira edição, o Festival Alagoanes celebra o centenário do audiovisual em Alagoas. Durante 30 dias consecutivos, entre 22/03 e 20/04,o Festival, não competitivo, busca contribuir com ações formativas que incentivam o diálogo, a realização e o fomento de obras audiovisuais, tudo isso 100% on-line e gratuito. A programação pode ser conferida através do site do Festival Alagoanes  e das redes sociais do Alagoar.

Todos os filmes estão disponíveis para serem assistidos no site do Festival e no canal do Youtube do Alagoar, com exceção de A Barca – 26/03 à 01/04 – e Cavalo – 10/04 à 16/04. De segunda a sábado serão realizados debates com os realizadores dos filmes ao vivo pelo canal Youtube do Alagoar. Os filmes em exibição no Festival Alagoanes têm como característica principal a direção ou codireção e a produção ou coprodução feita por alagoanos ou residentes no estado.

O Festival traz em sua costura 13 temáticas e 24 sessões de filmes, além de mesas redondas e debates. Também serão realizadas oficinas, cada uma com suas particularidades, tendo como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem cinematográfica, que abrange diferentes áreas do audiovisual. Todos os encontros acontecerão de forma virtual e gratuita, tendo como principal objetivo promover o diálogo, difundir conhecimento, trazer reflexões e estimular a troca.

Debate com os curadores do Festival Alagoanes

Como parte das ações formativas do Festival Alagoanes, os debates acontecem durante os 30 dias do Festival, e para dar início a este ciclo, os curadores do Festival Alagoanes participarão do primeiro debate realizado nesta segunda-feira (22), às 19h30, no canal do Youtube do Alagoar.

A interação será mediada pela Cineclubista, Tatiana Magalhães e terá a participação special de Regina Barbosa, instrutora do curso de Curadoria do Festival Alagoanes. Neste primeiro momento os curadores irão falar sobre o processo de desenho da curadoria do Festival Alagoanes.

Os cinco curadores do Festival Alagoanes, Alexandrëa Constantino, Jessica Conceição, Wanderlândia Melo, Ziel Karapotó e Benjamim Vanderlei estarão presentes nesse diálogo e falarão um pouco sobre essa experiência com a curadoria do Festival.

Acesse o site do Festival para conhecer um pouco mais sobre esses artistas e nos acompanhe também nas redes sociais do Alagoar.

O Festival Alagoanes tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos