Praias e rios alagoanos apresentam 14 trechos impróprios para banho

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Praia de Riacho Doce

Apesar das fortes chuvas que caíram em Alagoas nos últimos dias, a maioria das praias do litoral alagoano está própria para banho. Dos 65 pontos monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), 14 estão impróprios e 51 balneáveis.

Os técnicos do IMA avaliaram as amostras, que determinam as condições da água, nos dias 13 e 14 deste mês, quando houve a incidência de chuvas em todo o litoral.

Após a avaliação, as equipes classificaram três trechos do litoral sul, oito da capital alagoana e três do litoral norte como inadequados para banho.

Para um ponto ser considerado impróprio deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL. Já o trecho próprio, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água colhida em uma das cinco semanas anteriores.

O IMA recomenda ainda que o banhista não entre no mar em áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos. Além disso, pede que evitem praias influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos, sua utilização nas 24 horas subsequentes à ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas.

Confira AQUI os trechos próprios e impróprios para banho

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos