Sérgio Amaral Scala toma posse como novo procurador de Justiça do Ministério Público de Alagoas

MPE/AL

Sérgio Amaral Scala,

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) tem um novo procurador de Justiça. Sérgio Amaral Scala, que até então desempenhava suas atribuições como promotor de Justiça na 50ª Promotoria de Justiça Criminal, foi empossado, nesta sexta-feira (16), no assento que antes pertencia ao procurador Luiz Barbosa Carnaúba, aposentado em novembro do ano passado. A posse, que ocorreu de forma híbrida, foi dada pelo Colégio de Procuradores. Sérgio Scala passará a exercer suas atribuições, a partir de agora, na 5ª Procuradoria de Justiça Criminal.

A cerimônia aconteceu no final da manhã, no prédio-sede do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPEAL), e contou com parte dos membros do Colégio de Procuradores de forma presencial e a grande maioria por meio de videoconferência. O presidente do colegiado e procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, falou da alegria de ver Sérgio Scala como o mais novo procurador da instituição e destacou as suas qualidades pessoais e profissionais. “Estamos recebendo vossa excelência de braços abertos e com plena convicção de que o senhor chega para somar esforços junto aos demais procuradores de Justiça no trabalho em prol da sociedade alagoana. Como homem honrado, está vindo para somar e contribuir para a harmonia do Ministério Público de Alagoas, para atuar por um MP melhor e para enfrentar, junto conosco, a pandemia da Covid-19”, disse o chefe do MPAL.

Falando em nome de todo o colegiado, o procurador de Justiça Isaac Sandes deu as boas-vindas ao mais novo integrante do Colégio. “Sérgio é um colega e amigo de longas datas. Sei que, ao tomar posse como procurador de Justiça, ele chega trazendo à cúpula da instituição tudo que aprendeu com seu pai, o saudoso procurador de Justiça Joubert Camerino Escala: retidão de caráter, franqueza, sinceridade, honestidade e disciplina. Tenho certeza que ele se somará a nós no sentindo de grandeza ao Ministério Público”, afirmou.

O subprocurador-geral Judicial, Sérgio Jucá, também discursou em homenagem ao colega e lembrou do pai de Sérgio Scala, que igualmente era membro do Ministério Público. “Seu pai, Joubert Scala, foi um procurador de Justiça que se notabilizou pela intransigência no estrito cumprimento do dever legal e foi um homem muito respeitado diante da atuação que teve perante o Tribunal de Justiça. Então, em nome dele, quero que te dar as boas-vindas pela ascensão funcional, ao ser promovido ao cargo de procurador de Justiça, tenho absoluta convicção que vais engrandecer este colegiado e defender os interesses do nosso povo”, declarou ele.

“Sei que o procurador de Justiça Sérgio Scala seguirá honrado o nome e a lembrança do seu pai. Seja muito bem-vindo a este colegiado”, comentou o procurador de Justiça Maurício Pitta.

Na sequência, usou da palavra o procurador de Justiça José Arthur Melo: “Nesse momento, não podemos nos esquecer do seu genitor, uma pessoa marcante tanto na instituição quanto na Ufal como professor. Sabemos que ele lhe deixou princípios sérios e honestos. Que vossa excelência se sinta bem recebido por nós. É uma alegria tê-lo conosco”.

“Não poderia, neste momento, deixar de prestar minha homenagem ao colega Sérgio Scala. Parabéns por ter ascendido ao cargo de procurador, sabemos que é uma honra chegar até aqui. Enxergo em você o melhor do seu pai e sei que sua chegada ao Colégio de Procuradores vai engradecer o colegiado. Temos muito orgulho da sua trajetória e parabéns pela nova missão”, discusou a procuradora de Justiça Denise Guimarães.

O ouvidor do MPAL e procurador de Justiça, Lean Araújo, lembrou o convívio em tempos de faculdade com Sérgio Scala: “Sérgio e eu fomos amigos de faculdade, dividimos espaço quando fizemos juntos o curso de Direito. Hoje, teremos de volta aquela convivência diária, assim espero. Bem-vindo ao Colégio de Procuradores, sabemos do seu empenho e compromisso com a instituição e, exatamente por isso, temos certeza de que você somará estando agora na composição deste colegiado”.

“Parabenizo o colega Sérgio Scala e desejo uma profícua atuação diante do Colégio de Procuradores, perante o papel do Ministério Público no Tribunal de Justiça e nos demais cargos que for ocupar diante da administração superior do Ministério Público de Alagoas”, pontuou o procurador de Justiça Marcos Méro.

O corregedor-geral do MPAL e procurador de Justiça, Walber Valente de Lima, encerrou os pronunciamentos. “Quero dar as boas-vindas ao colega Sérgio Scala e dizer que a sua presença vai contribuir bastante com as importantes decisões que o Ministério Público precisa tomar”, finalizou ele.

A posse virtual também contou com a participação dos procuradores de Justiça Antônio Arecippo, Válter Acioly e Eduardo Tavares, além do promotor de Justiça e secretário do Colegio, Humberto Pimentel.

O discurso do novo procurador

Após ouvir os integrantes do Colégio de Procuradores, Sérgio Amaral Scala agradeceu por todos os desejos de boas-vindas e iniciou seu discurso lembrando da família. “Meu coração, neste dia, traz uma imensa gratidão a Deus e aos meus pais, que foram os principais responsáveis pelo meu caráter. E lembro como hoje que, quando assumi o cargo de promotor de Justiça, meu pai me chamou e disse: apesar do caminho da honra ser o mais espinhoso, siga por ele”, recordou, agradecendo, logo em seguida, à esposa e aos filhos pelo amor e companheirismo.

E continuou: “Sempre representei com orgulho o Ministério Público, buscando honrar a missão que me foi dada como promotor de Justiça. Agora, seguirei com o mesmo compromisso, dessa vez, no Colégio de Procuradores. Estou muito feliz”, acrescentou ele.

Antes de ascender ao cargo de procurador de Justiça, Sérgio Scala já havia atuado nas Promotorias de Justiça de Flexeiras, Penedo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, São Luís do Quitunde e Maceió. Na capital, ele exercia suas atribuições na 50ª Promotoria de Justiça Criminal.

Fonte: Ascom / MPE-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos