Governadores recorrem à ONU em busca de ajuda humanitária para o Brasil

O Fórum Nacional de Governadores se reuniu virtualmente na tarde desta sexta-feira (16) com representantes da Organização das Nações Unidas (OMS) para pedir ajuda humanitária ao Brasil no combate à pandemia de Covid-19. Os governadores pediram a antecipação da remessa de vacinas via consórcio Covax Facility, de oxigênio e de medicamentos do kit intubação.

Uma carta assinada pelos governadores de todos os 26 estados e do DIstrito Federal foi entregue à ONU com cinco pleitos:

  1. Ajuda da comunidade internacional para a acelerar o processo de vacinação no Brasil;
  2. Ajuda nas negociações entre Brasil e China para a antecipação da entrega de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) a fim de evitar a interrupção na fabricação de vacinas em território brasileiro;
  3. Ajuda na importação de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, sendo cinco milhões ainda em abril e 3,1 milhões em maio, vindas da Coreia do Sul, da espanha, da Itália ou “de qualquer outro país produtor”, além de auxílio para o cumprimentono cronograma de importação de IFA da Índia para produção da vacina no Brasil;
  4. Ajuda para aquisição ou empréstimo de 10 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca dos Estados Unidos;
  5. Ajuda para a obtenção de insumos hospitalares como oxigêncio e medicamentos do kit intubação.

Houve também um pedido para que o Brasil consiga antecipar a transferência de tecnologia de nações produtoras do IFA para que o país consiga produzir localmente o insumo.

“Com isso, o Brasil, com produção de IFA, com transformação de IFA com envasamento no Brasil, tem chance do Brasil não só imunizar os brasileiros como ainda ajudar outros países, a própria OMS”, explicou o governador Wellington Dias (PT-PI) em entrevista coletiva posterior ao encontro.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos