Síndrome de Haff: especialista explica que não há como prever se peixe está contaminado

O Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN-AL) ainda está analisando as amostras colhidas nos pescados que sofreram interdição cautelar, em um restaurante, no povoado Massagueira, após a confirmação médica de dois casos de Síndrome de Haff em Alagoas. Leia Mais Aqui  

Em entrevista ao Alagoas24Horas, o coordenador da Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro, Antônio Borges Soares, explicou que durante vistoria no estabelecimento não foram encontradas irregularidades e que não há relação entre a doença e o armazenamento, manuseio ou preparação dos alimentos. Os peixes estavam frescos e sem nenhum indício de contaminação pela toxina. Por isso, apenas uma análise minuciosa será capaz de identificar qual peixe apresentava o problema.

Uma curiosidade sobre os casos registrados é que os pacientes disseram ter consumido peixe Dourado, que  – segundo o especialista – não tem histórico de causar a doença. “Como o Dourado estava armazenado no mesmo local que a Arabaiana, pode ter ocorrido a chamada “infecção cruzada”, destacou.

Inclusive a contaminação pode ter ocorrido a partir de um único peixe. Tanto a Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro, quanto o proprietário do restaurante aguardam a análise do Lacen para saber quais as providências em relação aos 32kg de pescados interditados.

O especialista destaca que esse tipo de contaminação pode ocorrer a qualquer pessoa e não há como detectar antes de consumir o produto. “Infelizmente não tem previsibilidade nehuma”, disse.

Nota do LACEN

A Gerência do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) informa que recebeu as amostras do pescado coletadas pela Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro e que está em processo de análise. Ressalta, entretanto, que não há um prazo determinado para conclusão, uma vez que o processo requer minucioso estudo para comprovar ou descartar a presença da toxina proveniente de algas marinhas no pescado analisado, que podem ou não ter provocado os casos suspeitos de Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta.

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos