Cidade de São Paulo faz mutirão para segunda dose da vacina Covid neste sábado

Neste sábado (31), a cidade de São Paulo faz um mutirão de vacinação contra a Covid-19 para quem faltou à aplicação da segunda dose. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 7h às 18h. AMAS e Unidades Básicas de Saúde Integradas estarão abertas das 7h às 19h.

Os endereços dos postos de vacinação da capital estão disponíveis na página Vacina Sampa.

A proteção decorrente da vacinação acontece depois da aplicação das duas doses e de um período de adaptação do corpo, com a produção dos anticorpos específicos contra o novo coronavírus – com exceção da vacina de dose única.

A vacina da Janssen, de dose única, também já é oferecida no país.

No caso das demais vacinas contra Covid-19 disponíveis no Brasil – Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer -, todas de duas doses, a aplicação apenas da primeira dose inicia a produção de anticorpos, mas não é suficiente para a obtenção dos efeitos positivos da vacinação.

As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações. Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

A coordenadora do Plano Estadual de Imunização contra Covid-19 em São Paulo, Regiane de Paula, fez um apelo para que haja atenção ao calendário. A data de aplicação da dose de reforço é informada no momento da primeira dose.

Documentos necessários

Para se vacinar, é obrigatório apresentar documentos pessoais, preferencialmente o CPF e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de comprovante de endereço da cidade de São Paulo.

A prefeitura avisa que se não houver comprovante no nome do paciente, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde seja apresentado documento que comprove a relação.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos