Após reação, Prefeitura recua sobre punição contra empresas sem vacinados contra a Covid-19

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB), recuou de sua decisão de punir empresas que tenham em seus quadros de funcionários, trabalhadores que não tenham completado a vacinação contra a Covid-19.

Inicialmente, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Covid-19, Claydson Moura, divulgou um documento que previa que a Prefeitura de Maceió realizaria blitze em estabelecimentos comerciais de diversos segmentos para comprovar a vacinação dos seus colaboradores.

A fiscalização ocorreria através do pedido de apresentação do cartão de vacinação ou certificado digital do aplicativo ConecteSUS. O documento diz ainda que caso os colaboradores ainda não tivessem a imunização concluída, acarretaria na suspensão das atividades do estabelecimento comercial por até dois meses.

REPERCUSSÃO NEGATIVA

Ao tomar conhecimento do documento oficial da Prefeitura de Maceió, entidades do setor produtivo, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), criticaram a postura do Executivo Municipal.

Por meio de nota, a Abrasel demonstrou insatisfação com relação ao “passaporte da vacina”. Segundo a entidade, a medida da Prefeitura de Maceió não garante efetiva ação de segurança à população.

Leia a nota na íntegra

“A Abrasel Alagoas vem a público pontuar sua insatisfação a cerca do passaporte da vacina. A entidade acredita que essa medida não apresenta garantia efetiva na contribuição da segurança da população e ressalta ainda que a mesma, se tratada como uma exigência, acarretará novos transtornos aos estabelecimentos e sociedade em geral.

Para o presidente da associação em Alagoas, Eutímio Brandao Junior, a vacinação é sem dúvida o caminho para uma retomada segura, mas não faz sentido algum direcionar essa responsabilidade aos empresários. “Não podemos distinguir nossos clientes, na porta dos estabelecimentos, pela apresentação ou não de um cartão de vacina. Até porque o acesso a mesma sequer está disponível em todas as regiões do país, para toda a população, e nosso setor recebe, grupos, famílias de diferentes idades e lugares do Brasil”, conta.

Para finalizar, a entidade reforça seu compromisso em seguir contribuindo para vencer a pandemia, exigindo o uso das máscaras, distanciamento social, higienização das mãos e orientando quanto a importância da vacinação.

MUDANÇA DE TOM

Com a repercussão negativa, a Prefeitura de Maceió decidiu transformar em incentivo o que seria punição. Em reunião entre representantes do Poder Executivo Municipal e do setor produtivo, ficou acordada a criação de um selo que irá identificar as empresas que possuírem 100% dos seus funcionários vacinados contra a Covid-19.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos