Pesquisa sobre Covid-19 é suspensa em Maceió após entrevistadores serem confundidos com assaltantes

A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), realizada pelo Ministério da Saúde em todo o país, foi suspensa em Maceió após a equipe de entrevistadores ser confundida com assaltantes. A fake news tomou grandes proporções e por pouco não resulta em agressões aos profissionais.

Em Alagoas, a pesquisa será realizada em Maceió e em outras sete cidades da região metropolitana e deverá traçar o perfil epidemiológico da covid-19 no país, mostrando a distribuição da doença, dinâmica de transmissão e taxa de letalidade em todas as regiões.

Reprodução

Pesquisadores foram confundidos com assaltantes

A confusão teve início após a divulgação de uma imagem onde os pesquisadores eram apontados como arrombadores de prédios no bairro da Gruta. A representante do Ministério da Saúde em Alagoas, responsável por acompanhar as equipes, Neyla Meneses, disse que a equipe foi impedida de entrar no prédio e nesta terça (31), no bairro da Ponta Verde, alguns porteiros chegaram a ameaçar acionar a polícia.

Administradoras de prédios publicaram comunicados impedindo o acesso dos pesquisadores sob a alegação de que não foram informados da pesquisa pela Secretaria de Saúde de Maceió. Para assegurar a integridade dos entrevistadores, a pesquisa foi suspensa em Maceió, mas segue sendo realizada nos demais municípios selecionados.

Menezes lembra que os entrevistadores estão uniformizados com camisas, bonés, crachás e o morador ainda pode checar se ele está cadastrado pelo 136, a partir da identidade do crachá. Ainda segundo a representante do MS, não há data para retomada da pesquisa em Maceió.

Equipe da PrevCov atua com este uniforme

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos