Segundo episódio do Festival Sururu traz um panorama social do molusco patrimônio imaterial de Alagoas 

Nesta quinta-feira (09), a partir das 19h, estará disponível no Youtube, o segundo episódio do Festival Sururu, que destaca manifestações culturais e artísticas de Alagoas e ainda relação histórica e social da população com o Sururu, molusco tradicionalmente encontrado nas lagoas que cortam o estado.  As atrações musicais do segundo dia de festival são Tião Marcolino, Eliezer Setton e Chau do Pife.

“Esse episódio traz três grandes artistas. Três grandes shows que representam a música popular alagoana. Está imperdível. Além das apresentações musicais o que posso adiantar é que vamos ter um panorama muito interessante sobre o impacto social, econômico e gastronômico do sururu no dia-dia dos alagoanos”, revelou Alan Quintela, idealizador do festival.

Entre as entrevistas, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e economista, Cícero Péricles, fala sobre a relação do complexo lagunar de Maceió e cidades circunvizinhas com a pesca do Sururu. “É um cultivo pequeno, mas de bastante representatividade social para Alagoas.

Aproximadamente 1500 famílias vivem do cultivo do Sururu, produzindo 600 toneladas do molusco por ano. É ainda uma cadeia produtiva artesanal, mas de muito potencial econômico, afinal é uma iguaria”, apontou o economista.

Fechando as atrações desta quinta-feira (09), haverá ainda um bate-papo com o fotógrafo alagoano, de União dos Palmares, Jorge Vieira, que é o idealizador do FotoSururu, um encontro de fotografia criativa que reúne fotógrafos de todo Brasil em Maceió.

“Planejamos muitas ações de promoção a fotografia para 2020 e 2021, mas infelizmente a pandemia fez com que adiássemos nossos planos. Esperamos realizar mostras e oficinas de forma presencial na edição do Festival Sururu do próximo ano. Alagoas tem muito para oferecer. Estou muito feliz em poder fazer parte dessa iniciativa”, destacou o fotógrafo.

Serviço
Dia: 09/09
Horário: 19h
Onde: Canal Festival Sururu no Youtube

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos