Com carência das tipagens O e B Negativas, Hemoal faz coleta de sangue no Shopping Pátio Maceió neste sábado (9)

Ação ocorre até às 17 horas; Unidades Maceió e Arapiraca também estão abertas para doação de sangue

Carla Cleto

Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Com apenas duas bolsas de sangue da tipagem B Negativa e cinco da O Negativa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está no Shopping Pátio Maceió, no bairro Cidade Universitária, neste sábado (9), promovendo coleta externa de sangue. A ação ocorre até às 17 horas, e visa estabilizar o estoque de hemocomponentes para atender a demanda transfusional do feriado nacional da próxima terça-feira (12), em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Mas, os voluntários que tenham o interesse de se candidatar à doação voluntária de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, também podem comparecer ao Hemoal Maceió, situado no bairro Trapiche, ou ao Hemoal Arapiraca, no bairro Centro. As duas unidades estão abertas para receber doações de sangue neste sábado (9) e funcionam até às 17 horas.

Exigências

Além de estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto, para se candidatar à doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, além de peso igual ou superior a 50 quilos. Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. E para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente. Se o voluntário fez uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após 12 meses.

No caso dos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19 após este período, podem realizar a doação.

De acordo com portaria do Ministério da Saúde, os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário