Mês da consciência negra marca a 27ª edição do “Mundaú Lagoa aberta”

O evento mais uma vez vai acontecer entorno do Monumento ao Milênio, além de webnários ao longo do mês

Assessoria

Mundaú Lagoa aberta

Domingo (07) a partir das 14h, acontecerá a 27ª edição do “Mundaú Lagoa aberta”, que tradicionalmente acontece em torno do “Monumento ao Milênio”, no bairro Vergel do Lago, orla lagunar de Maceió.

O evento é aberto ao público e, a cada nova edição, é trazida uma temática diferente, e a partir desse tema são propostas as atividades que irão ocorrer durante o evento, como apresentações culturais e rodas de conversa. Nesta edição o tema será uma homenagem ao mês da consciência negra  e contará com atividades presenciais, além de diversos webnários ao longo do mês.

A 27ª edição do “Mundaú Lagoa Aberta” foi contemplado no Prêmio Produção Dinho Oliveira, da Secretaria de Estado da Cultural de Alagoas (Secult), com o incentivo financeiro da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de apoio à cultura.

O Movimento dos Povos das Lagoas tem forte atuação na zona sul de Maceió e em cidades do entorno das lagoas Mundaú e Manguaba e é composto por diversos coletivos, organizações, instituições e lideranças de base comunitária da região.

Como parte do evento, terá a 3ª edição do programa Vem Com Nois, o coletivo Nois Q Faiz trará uma reportagem que conta um pouco da movimentação cultural no entorno do Monumento ao Milênio, na beira da lagoa, local de realização das atividades presenciais do Mundaú Lagoa Aberta por exemplo.

Na apresentação musical do programa, vai contar com rapper Toninho ZS, cria da Zona Sul, vocalista da banda Tequilla Bomb e um dos mc’s mais representativos do estado. Pra fechar a escalação, um bate papo com virtual com Geysson Santos, militante do hip hop e do movimento negro.

Acontece também Reunião CUFA Alagoas com o tema Favela Parque no Aniversário do Teatro Deodoro Com líderancas dos territórios da cultura de Alagoas.

Uma novidade dessa edição do Mundaú Lagoa Aberta é o coletivo urbano Aqui Fora, que retoma suas ações presenciais no evento com a realização da oficina de Pintura, voltada para crianças de todas as idades.

Além da parte lúdica, a oficina também irá identificar as potencialidades e futuros talentos da comunidade, além de que um dos focos da oficina que irá mesclar 3 técnicas de desenho/pintura. É o início do trabalho que culminará no “PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE INTERVENÇÃO URBANA E ARTÍSTICA NA PRAÇA DO MONUMENTO DO MILÊNIO NO BAIRRO DO VERGEL DO LAGO”, contemplado no prêmio Dinho Oliveira da Secult-AL pela Lei Aldir Blanc,  produzido pela idealizadora e cofundadora do Coletivo Aqui Fora Carla Mendes (Carlota).

O Aqui Fora é um Coletivo com a missão de gerar impactos urbanos positivos em Maceió, a partir de propostas elaboradas junto às comunidades, visando à construção de uma cidade para todos, trabalhando para o reconhecimento e a luta pelos direitos urbanos e fortalecendo o sentimento de pertencimento e a utilização coletiva de espaços públicos. O Coletivo valoriza a responsabilidade ambiental, o desenvolvimento sociocultural e o cuidado do espaço de uso público, por meio da promoção de debates, campanhas, eventos e intervenções artísticas e urbanas em recortes comunitários.

Serviço:
O que é: 27 ° MUNDAÚ LAGOA ABERTA tema Consciência Negra
Quando: De 07 de Novembro (Presencial), Programa Vem Com Nois (YouTube Tv Beira da Lagoa)  webnars ao longo do mês
Onde: Monumento do Milênio, próximo ao campo do Cosmo no Vergel do Lago
Programação:
07/11 – 14 horas – Mundaú Lagoa Aberta
– Boi Pacato Rei
– Capoeira Engenho Velho;
– Oficina de Pintura no Monumento ao Milênio – Coletivo AquiFora;
– Reunião CUFA Alagoas tema Favela Parque no Aniversário do Teatro Deodoro
 10/11 – 3 ° edição Programa Vem Com Nois; – Nois Q Faiz no Canal YouTube Tv Beira da Lagoa
Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos