Influencer alagoana, Rica de Marré, é destaque em publicação nacional

Gabriela Sales, sobre orgulho da trajetória e sucesso como Rica de Marré: “Não foi fácil”

(Foto: Divulgação)

Aos 34 anos, Gabriela Sales hoje faz jus ao seu pseudônimo que a fez ficar famosa na internet. Rica de Marré, que há treze anos começou a escrever despretensiosamente em um blog sobre moda e lifestyle, viu a sua vida mudar na época da faculdade e hoje celebra seu sucesso e parcerias com marcas voltadas para moda e beleza.

Para conversar com Quem, via videoconferência, a influencer e empresária apareceu bem-humorada, linda, maquiada, com os cabelos esvoaçantes, e no bate-papo falou sobre a vaidade. “Sempre fui, desde pequenininha. Na quarta-série eu ia para a escola de batom vermelho e lápis branco no olho, era a única da sala que chegava toda enfeitada, parecendo uma árvore de natal”, conta, aos risos.

Apaixonada por beleza, moda e lifestye, Rica de Marré conta que prioriza sempre produtos que estejam de acordo com seu modo de pensar, com ativos mais naturais e voltados para a sustentabilidade, como é o caso da Med For You, que fez recentemente lançamento de nova linha de produtos com estas características. E seus ideais se estendem para os cabeleireiros que buscam coleções com estes vieses. “É primordial que o profissional também esteja alinhado com as minhas ideias para que me sinta segura e à vontade”, explica.

Moda e Beleza
Com 4,5 milhões de seguidores no Instagram e outros mais de 300 mil no Twitter, Rica de Marré se reinventou há 13 anos quando perdeu o emprego e decidiu investir no blog, no qual trazia tendências de moda acessível. Na época, inclusive, chegou a lançar uma tag que é usada até hoje para os famosos garimpos em lojas de departamento, a “espiã fast fashion”.

“Eu ia nas lojas de departamento em busca de tendências de moda que tinham sido apresentadas em grandes eventos pelo mundo. Na época não era tão fácil achar esse tipo de conteúdo na internet como é hoje em dia. Essa tag acabou virando colaborativa, hoje as pessoas fazem achadinhos nas lojas de departamentos com as hashtags e eu fico muito feliz com isso. E hoje eu faço propaganda para essas grandes lojas, então só posso dizer que o jogo virou, hein? [risos]”.

O nome do blog, Rica de Marré, também surgiu a partir de suas referências da infância. “Veio da música ‘eu sou rica, rica, rica, de marré, marré, marré’. Sempre brinquei disso na infância com meus amigos. Eu queria também uma referência ao Nordeste, que tivesse um lado lúdico e que brincasse com a moda. Hoje todo mundo me conhece como a Rica. As pessoas me chamam na rua assim”

Inspiração na Infância
A história de Gabriela Sales com a moda, beleza e o lifestyle começou cedo, em sua própria casa. A influencer alagoana explicou que ainda criança acompanhava as avós, que costuravam, e gostava de criar e desenhar peças de roupas. “Desde pequena eu fazia editoriais de moda em casa. Fazia desfiles de moda em casa e fazia meus pais assistirem. Desenhava roupas, cheguei a criar um protótipo de marca aos 8 anos de idade. Sempre gostei muito de moda e beleza. Não é estranho que eu tenha me voltado para isso, porque este tema sempre esteve muito claro em mim. Minhas duas avós costuravam. Uma delas, que faleceu este ano, fazia biquínis, e eu sempre a via costurando em sua máquina. A minha outra faz artesanatos, filés, rendas. Tive isso na infância e é algo que sempre gostei. Meu blog não surgiu do nada pensando em ganhar dinheiro. Inclusive, quando o criei não tinha a menor noção e intenção de monetizar. Fiz na época da faculdade de jornalismo, fiz para compartilhar o conteúdo com as pessoas. Eu postava sem fazer um real. Até hoje em dia não tenho nem banner, publicidade e nem nada nele. Eu faço porque gosto”, conta.

Hoje, treze anos depois da criação do Rica de Marré, Gabriela olha para a sua história com emoção. “Eu não tive apadrinhamento e nem venho de família rica. Foi tudo tijolinho por tijolinho. Então hoje, vendo tudo o que passei, tudo o que tive que construir para chegar onde cheguei, friso que foi uma grande trajetória. Me orgulho bastante, não foi fácil”.

Cuidados com a beleza
Gabriela fala que mesmo com a rotina corrida, sempre se preocupou com os cuidados com a beleza. Ela garante que sua rotina de skincare se intensificou no período da quarentena, em que se manteve em casa.

“Eu procuro seguir uma rotina. Tem vezes que acabo falhando, mas em geral gosto de fazer skincare quando acordo. É um momento que tiro para relaxar e começar o meu dia, coloco até uma vela perfumada no banheiro, coloco uma música alegre. Sobre o meu cabelo, faço hidratação ao menos duas vezes por semana. Descolori os fios, ele está com mechas. No início da quarentena ele estava na cor natural, mas agora eu clareei então preciso ter ainda mais cuidados. É uma coisa que estou conseguindo administrar bem, hoje em dia. Tenho me cuidado, até porque não tenho mais vinte anos, e sinto necessidade de ter os cuidados diários”, explica.

Com a volta gradual dos trabalhos, ela começou a se preocupar novamente com as malas das pontes aéreas, e confessou que sempre tem, em sua necessaire, alguns produtos chave e importantes para seu tempo fora de casa.

“O que não sai da minha mala: Shampoo, condicionador e creme de hidratação. Isso realmente não pode faltar. Também sempre levo um hidratante para o corpo. Quando penso no rosto, não deixo de levar pó, porque minha face é um pouco oleosa, então isso não pode faltar de jeito nenhum. Minhas vitaminas também sempre vem comigo, além das brumas para poder espirrar no rosto. Eu uso antes, durante e depois da maquiagem, adoro. O batom também está presente”, conta, frisando que sua relação com a beleza mudou bastante no período em casa.

“Eu viajava muito, tinha uma vida dinâmica e passava boa parte do tempo em ponte-aérea. Então, do nada, passei a ficar em casa. Passei a ter mais cuidados comigo. Passei a fazer mais skincare do que maquiagem, a hidratar mais os cabelos do que fazer procedimentos agressivos. Acabei tendo um tempo que não tinha antes, o que foi bom nesse sentido. Só não consegui ter o cuidado com a alimentação, que até agora continuo nas minhas ‘piscininhas’ comendo muito [risos]”.

Apesar de ser referência para seu público em termos de moda, beleza e cuidados, Gabriela também frisa que o principal investimento, em sua opinião, para manter este setor em dia é a saúde mental.

“Mas, para mim, um bom investimento em beleza em primeiro lugar é estarmos bem, ter autoconfiança. Investir na saúde mental, ter acompanhamento. Quando estamos bem, as coisas fluem. Mas em termos materiais, é legal ter um bom produto de cabelo. Se não puder ter os três, tipo shampoo, condicionador e uma máscara, ao menos ter uma máscara boa e potente ajuda bastante”, diz, admitindo que antes de nossa entrevista, chegou a usar produtos da Med For You.

“O cabelo fica incrível! Meu cabelo ficou mais solto e brilhante. Além disso, eu acho bacana a preocupação ambiental com a sustentabiliadade que eles tiveram nesse redesign da marca”, elogia.

Relação com a Web
Segundo Gabriela, seu público é fiel e boa parte vem desde os primórdios do blog Rica de Marré. No entanto, com o passar dos anos e a velocidade de criação de redes sociais, ela percebeu a mudança de comportamento dos leitores. Para ela, é importante acompanhar a evolução e prestar atenção nas nuances da web para se manter em alta.

“Internet hoje tem a linguagem mais dinâmica e rápida que muda o tempo todo, em termos de comunicação. Mas mesmo com o passar dos anos, continuo sendo a Gabi sincera, verdadeira, sendo eu. Mas hoje evito entrar em algumas situações que vejo que não vão ser psicologicamente boas, coisas que posso evitar. Me esquivo se for uma coisa que não vai acrescentar nem para o público e nem para mim”, explica, acrescentando que reparou que nos últimos anos as pessoas passaram a se sentir mais íntima dela e de influenciadores, justamente por conta do canal direto que as redes sociais proporcionam.

“As pessoas se sentem à vontade de dar muitas opiniões e isso pode realmente magoar a gente. Então, por isso digo que tem coisas que não precisam ser expostas. O story é uma ferramenta dinâmica que prevê que a gente compartilhe o dia a dia e dicas, mas tem coisas que eu evito, especialmente para preservar a minha família”.

Apesar de dizer que não acompanha os haters em sua rede social, ela admite que sente a cobrança dos fãs com o seu conteúdo, especialmente o mais privado. Quando passa alguns poucos dias sem postar stories com o marido, o influcencer Abrão Meron, por exemplo, os seguidores começam até a especular suposta separação.

“Até levo na boa, mas depende do meu humor. Acho normal, porque as pessoas tem curiosidade. Quando você muda o comportamento no padrão do que está fazendo, as pessoas percebem. Mas, de maneira geral, eu tenho muito cuidado com o que publico. Por exemplo, meu filho não gosta de vida pública na internet, então não o mostro. Apenas raramente quando ele mesmo quer, eu respeito o espaço dele. Quem é pública sou eu, não ele. Respeito o espaço das pessoas que não querem ter essa exposição. Então, no fim, os fãs acabam cobrando apenas o que eu normalmente dou. Se eu dou isso, elas tem o direito de cobrar, eu ofereço isso para elas, esse espaço”.

O contato com os fãs é tão próximo, que muitas vezes as opiniões acabam sendo demasiadamente profundas. Para exemplificar, Rica de Marré contou de um caso recente, em que postou um boomerang de biquíni e recebeu comentários questionando se estaria grávida. “Eu respondi que não, essa é a minha barriga normal, uma barriga de quem tem filho e nunca fez procedimento nenhum. Estou ótima, me amo, me gosto como sou. Teve uma que até falou: ‘aposto que você vai fazer lipo’. E eu disse que não. Não preciso fazer porque as pessoas dizem que eu devo fazer, apenas se eu quiser. Estou ótima com a minha barriguinha mais ou menos, não estou nem aí com isso”, diz, bem-humorada.

Beleza e Procedimentos Estéticos
Após falar sobre as cobranças da web, Gabriela também pontuou se faria procedimento estético. Ela admitiu que neste momento não pensa nisso, e que não se submeteria a algo por conta da moda, como as famosas harmonizações, lentes de contato nos dentes, lipo LAD e tantas outras intervenções queridinhas dos influencers.

“Faço muito o que quero, não vou na onda e na moda de procedimentos. Se eu tenho vontade de fazer algo, faço. Mas não tenho, por exemplo, lipo, lente de contato, nada disso. Jamais faria para o profissional. Os procedimentos estão aí para ajudar quem quer e quem precisa. Desde que sejam feitos com responsabilidade, não há problema algum. Cirurgias, mudança de cabelo, seja lá o que for. Eu não fiz nada nesse sentido, só fiz uma cirurgia no peito quando meu filho nasceu, há quinze anos. Se eu tivesse vontade de fazer, hoje, faria, mas com responsabilidade. Não acho que essas intervenções sejam vilãs, apenas devem ser feitas por necessidades e comedidas”, conclui.

CRÉDITOS
Texto: Dre Nascimento
Fotografia: Renam Christofoletti
Beleza: Neuzete Hair
Stylist: Thiago Setra
Assistente de Stylist: Fernanda Miyazawa
Produção de Moda: Felipe Leão
Promoção: Dandara Costa / Dream Agency

Fonte: Quem

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