IML de Maceió cria Departamento de Identificação Humana

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima (IML de Maceió) passou a contar a partir de hoje (03),  com uma nova estrutura organizacional para melhor atender a população. A Chefia Especial do órgão criou o departamento de identificação humana, que irá gerenciar todos os procedimentos adotados para liberação de cadáveres não identificados e não reclamados.

Ascom PO/AL

IML de Maceió cria Departamento de Identificação Humana

Atualmente, diversos setores atuam isoladamente para a identificação de corpos que que são recolhidos diariamente pelo IML de Maceió. Agora, com a criação do serviço, procedimentos como necropapiloscopia, exames odontolegais. antropológicos e de DNA passam a funcionar num mesmo setor, visando dar celeridade aos procedimentos.

“Com o esse serviço de identificação, serão realizados, simultaneamente no mesmo caso, todos os procedimentos de identificação. Qualquer deles que conseguir o objetivo tornará desnecessária a conclusão dos demais. Isso vai acelerar bastante a liberação de corpos”, destaca o perito médico legista Diogo Nilo, Chefe Especial do IML de Maceió.

Para viabilizar o funcionamento do novo setor, houve a necessidade de adaptação de algumas atividades do órgão, como também aproveitamento de recursos materiais e humanos existentes. Com isso, o novo serviço de identificação nasceu e passou a funcionar em uma sala própria, adaptada aos seus objetivos.

“Com a edição da portaria da identificação e portaria de liberação de cadáveres, temos muito mais segurança para o trabalho diário de atendimento a famílias e liberação de corpos”, disse Eduardo Bittencourt, técnico forense.

O departamento permitirá ainda uma busca ativa de familiares de corpos identificados e não reclamados. Outro fator importante será a coleta de informações que auxiliará na composição de dados estatísticos de cadáveres não identificados. 

“Contamos com a integração dos profissionais envolvidos para melhorar nosso atendimento aos familiares que buscam a liberação de seus entes falecidos. Esperamos que o serviço de identificação cumpra seu papel a contento”, enalteceu Ana Paula Cavalcante, odontolegista.

Durante visita ao IML de Maceió, o Perito Geral do Estado Manoel Melo acompanhou a abertura do novo serviço de identificação humana, conheceu as instalações e o funcionamento do novo setor. Ele pretende levar essa experiência exitosa para a unidade do agreste, o IML de Arapiraca.

“Após um período de observação do novo serviço, bem como com o incremento dos quadros da Poal com o concurso público vindouro, o serviço deverá ser estendido a unidade de medicina legal de Arapiraca”, afirmou Manoel Melo.

Fonte: Ascom PO/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos