Saúde discute plano de contigência após casos de coinfecção de Covid-19 e Influenza

Cinco dias após as celebrações da virada do ano, em que houve registro de diversas festas particulares em cidades alagoanas, as autoridades se mostram preocupadas como o aumento de casos de coinfecção de Covid-19 e Influeza no estado.

Diante do cenário epidemiológico, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou nesta quarta-feira, 05, por meio das redes sociais, que convocou uma reunião de emergência para definir um plano de contingência após a confirmação de casos de flurona, termo usado para designar uma infecção simultânea por coronavírus e vírus influenza, causador da gripe.

Ainda no post, o gestor citou as mortes por Influenza registradas em Alagoas. “Por isso, é muito importante que todos continuem usando máscara e o principal, vacinem-se contra o coronavírus”, disse o secretário.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os casos de pacientes com sintomas de síndromes gripais estão crescendo em Alagoas e superlotando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

De 31 de dezembro a 3 de janeiro, a UPA do Benedito Bentes registrou a entrada de 1.345 pessoas, sendo 648 de pacientes com síndromes gripais. Já na UPA Jacintinho, do dia 31 de dezembro até o dia 02 deste mês, foram atendidas 968 pessoas no geral e 430 com sintomas de gripe.

A UPA Cidade Universitária atendeu do dia 31 de dezembro ao dia 03 de janeiro 806 pacientes no geral, sendo 287 com síndromes gripais. No mesmo período, na UPA Tabuleiro do Martins foi registrada a entrada de 1.332 pessoas no geral e 652 com sintomas de gripe. No período de 31 de dezembro a 2 deste mês, a UPA Jaraguá atendeu 690 pacientes, destes, 377 com síndromes gripais.

Cuidados

Os principais cuidados para evitar a infecção é tomar extrema precaução com pessoas doentes, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão e continuar usando máscaras, já utilizadas para a prevenção contra a Covid-19, além de guardar o devido isolamento domiciliar.

Crianças, gestantes, puérperas, idosos, portadores de comorbidades, entre outros definidos como prioritários para a vacinação contra a Influenza e que não se vacinaram, devem buscar junto às Unidades Básicas de Sáude (UBS) do município de residência, a vacinação. Além disso, toda a população com idades a partir de 12 anos deve buscar se vacinar contra a Covid-19.

Também se deve cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso; lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar; no caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool a 70% (gel ou líquido); evitar tocar olhos, nariz ou boca; utilizar máscara em todos os ambientes; evitar ambientes fechados e com aglomeração

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos