Mês de Doação de Leite Humano é comemorado na MESM com programação diversificada

Carla Cleto

Com o tema Solidariedade e Paz no Mundo Globalizado, maio é o Mês da Doação do Leite Humano. Esse ano, a campanha trabalha com o slogan Gotas de Amor para um Mundo Melhor e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) desenvolveu uma programação para celebrar a data.

Nos dias 12, 19 e 26 de maio, as fonoaudiólogas da MESM Waléria Ferreira, Alexsandra Nunes e Celina Araújo farão um treinamento em serviço com os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Alojamento Conjunto (ALCON) acerca da temática ‘Transição Alimentar: Orientações para a equipe multiprofissional’. Já nos dias 13, 20 e 27 de maio, as profissionais vão promover uma roda de conversa sobre amamentação com as mães internas.

No dia 18 de maio, o biofarmacêutico Luiz Carlos Bandeira, ministrará um Curso de Segurança Alimentar: Pasteurização e Controle de Qualidade do Leite Humano. O evento acontecerá às 9h, no auditório superior da MESM. Na quinta-feira (19), representantes do Banco de Leite Humano (BLH) da MESM participam do Fórum Internacional da Rede Global de BLHs que acontecerá de forma online. Já na sexta-feira (20), a pediatra e coordenadora do BLH da MESM, Andréa Pinheiro, em parceria com a fonoaudióloga Conceição Santana e a pediatra Sirmani Frazão, vão promover o Simpósio de Pediatria ‘Anquiloglossia: diagnóstico e considerações relacionadas à amamentação’. O evento, parceria da MESM, Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) e Hospital da Mulher, acontece às 14h, no auditório do Hospital da Mulher.

Ainda na programação, a já tradicional Blitz da Doação de Leite Materno acontece no domingo, dia 22, na Rua Fechada (orla de Maceió). No dia 23, a coordenadora do BLH MESM Andréa Pinheiro, abordará a temática da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) durante Live promovida pela SAP. Nos dias 23 e 25, respectivamente, acontece roda de conversa com mães internas, promovida pela equipe do BLH, e Chá de Doação com mães da UCINCa.

O encerramento das atividades acontece no dia 30, segunda-feira, com a participação da neonatologista Junko Asakura, da fisioterapeuta Gabriella Costa e da pediatra Andréa Pinheiro na Apresentação Estadual da Rede Alagoana de BLHs. O evento será realizado, às 9h, de forma online.

Fonte: Ascom Santa Mônica

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos