Verstappen vence GP do Azerbaijão; Leclerc quebra de novo

Max Verstappen fez as pazes com o GP do Azerbaijão (Foto: Red Bull Content Pool)

Numa tarde quente no horário local de Baku, neste domingo (12), a Fórmula 1 foi para a pista para realizar o GP do Azerbaijão de 2022. A oitava corrida da temporada 2022 prometeu um jogo de estratégias e ultrapassagens depois das primeiras voltas, mas terminou sendo um tango dos mais tristes da Ferrari. Bom, de novo, para a Red Bull, que viu a rival sequer se aproximar da metade da distância da corrida e venceu sem nenhuma ameaça. Melhor para Max Verstappen, que volta a vencer após o revés de Mônaco.

Foi mais que apenas uma vitória: um acerto de contas. Verstappen tinha a corrida de 2021 nas mãos em Baku quando, de maneira dramática, viu o pneu estourar a poucas voltas do fim e abandonou. A cena de Verstappen chutando o pneu furado, ainda na pista e todo vestido, capacete e tudo, é emblemática. O campeão vigente avisou que tinha negócios inacabados com a cidade. Agora, não tem mais.

Sergio Pérez terminou em segundo, mas foi ele quem começou a mudar o destino da corrida quando largou de maneira perfeita e tomou a liderança na primeira curva. Era o melhor dos mundos: Pérez na frente de um Charles Leclerc que, ligeiramente mais lento, segurava Verstappen. Aí, a Ferrari começou o dia de desgraça coletiva. Com oito voltas, Carlos Sainz teve problemas eletrônicos e parou o carro na pista. Fim de corrida para ele.

Mas tinha Leclerc. O outro lado da garagem agiu rápido sob condições de safety-car virtual e chamou o monegasco para trocar pneus e colocar um jogo de duros, algo que a Red Bull não fez, fazendo os dois permanecerem com pneus médios já gastos. Leclerc voltou para a pista tirando vantagem e com o controle tático da prova. Foi a Red Bull, então, quem agiu: mandou Pérez dar passagem a Verstappen, uma vez que o holandês era muito mais rápido e ficava preso atrás do mexicano. Talvez pareça um jogo de equipe rasteiro, mas era absolutamente necessário para diminuir os danos causados pelo pit-stop grátis de Leclerc.

Depois que Verstappen e Pérez pararam nos boxes, Leclerc retomou a liderança e passava a ter a corrida nas mãos. Até não ter mais. Na 21ª de 51 voltas, o motor Ferrari explodiu. De novo. Leclerc estava fora da prova e a Red Bull tinha mais uma prova nas mãos para não desperdiçar.

Não desperdiçou. Já com a liderança, Verstappen sumiu de mapa de tal maneira que a Red Bull teve de mandar diminuir o ritmo em duas oportunidades para não correr riscos de repetir ano passado. Vitória do líder do campeonato, a quinta de 2022. Pérez e George Russell fecharam o pódio.

Fonte: Grande Prêmio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos