Corpo do vereador que morreu durante prova de natação é velado na Câmara

Vereador Mauro Zacher em sessão na Câmara de Vereadores de Porto Alegre — Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

O corpo do vereador Mauro Zacher (PDT) será velado na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (28). Entre 8h e 9h, a cerimônia será reservada aos familiares, mas será aberta ao público depois deste horário até as 15h30.

Após, haverá um cortejo do Parlamento até o Cemitério São João, passando pelas ruas do 4º Distrito. O enterro está previsto para as 16h30.

Zacher morreu aos 46 anos, na manhã de domingo (26), em Fortaleza, quando participava de uma prova de natação e teve um mal súbito. Ele chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro. Contudo, as tentativas de reanimação não surtiram efeito.

O vereador foi eleito para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004. Ele estava na quinta legislatura. No Executivo, Zacher também foi secretário da Juventude e de Obras e Viação.

Ele deixa a esposa, dois filhos, mãe e dois irmãos. A Prefeitura de Porto Alegre decretou luto oficial de três dias.

Homenagens
Nas redes sociais, políticos lamentaram a morte de Zacher. O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que irá decretar luto oficial na cidade em homenagem ao vereador. “A vida é mesmo um sopro. Com choque e profunda tristeza recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher, em viagem a Fortaleza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família”, disse Melo.

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) lamentou a morte, dizendo “receber com muita tristeza” a informação. “Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas. Que Deus conforte a todos nesse momento difícil”, escreveu.

O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) ressaltou a trajetória do vereador no partido. “É uma perda lastimável, sobretudo por se tratar de alguém tão jovem, promissor e cheio de vida. Seu nome ficará na nossa memória e na história do PDT”, observou.

O pré-candidato do partido à Presidência, Ciro Gomes, relembrou do título de “Cidadão Porto-alegrense” que recebeu há duas semanas após proposta do vereador. “Estive com ele no início deste mês, quando me concedeu a honra do título de cidadão de Porto Alegre. Lamento muito esta perda”, disse Ciro Gomes.

Já o pré-candidato do PDT ao governo do estado, Vieira da Cunha, destacou o perfil do companheiro de partido. “Líder estudantil, brizolista, atuante vereador de POA, parte cedo demais. O PDT perde um dos seus mais qualificados quadros. Jovem, estudioso, preparado, tinha um grande futuro pela frente. Perco um grande amigo”, mencionou.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou estar “profundamente chocado com a perda do companheiro Mauro Zacher”. Colegas vereadores e políticos de diversas legendas manifestaram pesar pela morte de Zacher.

 

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos