Em encontro estadual, agentes de saúde e de endemias destacam trabalho de Collor na garantia do piso nacional: ‘parceiro fundamental’

Em evento na cidade de Arapiraca, nesta sexta-feira (19), o senador Collor (PTB), candidato ao governo de Alagoas, esteve reunido com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Durante o encontro, que reuniu representantes da categoria de todo o estado, eles destacaram o trabalho de Collor, que garantiu a implantação do piso nacional da categoria após intenso trabalho em Brasília. Com a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 9), os profissionais passaram a receber dois salários mínimos, além do adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.

Assessoria

Collor com agentes de saúde e endemias

De acordo com Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), durante 11 anos a categoria lutou para a aprovação da PEC, mas não havia avanços. Ainda segundo ela, Collor abraçou a luta da categoria, mobilizou a Câmara e o Senado e, após articulação, conseguiu tirar do papel essa grande conquista.

“No momento certo, encontramos a pessoa certa. O senador Collor foi muito solícito em receber a confederação nacional, tivemos um encontro muito produtivo onde recordamos que o programa foi uma ação dele quando presidente da República. Tudo isso mudou a partir daquele momento. E agora, tivemos o senador como um mediador para a tramitação célere da PEC 22. Estar em Arapiraca é um momento de agradecimento, de reconhecimento a esse senador, que não mediu esforços para conseguir essa grande vitória”, afirmou Angélica.

O presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Endemias do Estado de Alagoas, Jader Albuquerque, ressaltou a importância de Collor nessa luta. Ele disse ainda que o piso nacional é uma conquista há muito esperada.

“Graças ao nosso senador Collor conseguimos vencer e não foi fácil. Collor nos encontrou em Arapiraca, ouviu nossos anseios e disse que compraria a briga. Em três meses, ele fez com que conseguíssemos a vitória. O senador Collor articulou para que a grande vitória se tornasse real. Nem os agentes nem os governos acreditavam nisso”, disse ele.

Ainda segundo Jader Albuquerque, a única exigência da categoria era que a PEC original fosse aprovada. “Ele disse que não mudaria uma vírgula, sendo que o senador observou que faltava um item importante: então colocou um artigo que exige a aplicabilidade imediata. Por isso que a nossa vitória é imensa, e estamos celebrando”, acrescentou Jader.

No evento, Collor ressaltou o privilégio de ter criado a carreira de agente comunitário de saúde quando presidente e disse que o empenho para aprovação da PEC é resultado do seu compromisso com a categoria. “O meu compromisso não se encerra com essa conquista. Quero dizer que, se Deus permitir e o povo alagoano quiser, no governo de Alagoas vocês serão ainda mais importantes, valorizados”, expôs Collor.

Ainda durante o discurso, Collor destacou a parceria dos Poderes em Brasília. “Vocês imaginam que essa proposta estava parada há 11 anos? O deputado Artur Lira foi muito importante porque assumiu o nosso compromisso em colocar em votação o PL. O senador Davi Alcolumbre colocou em votação com urgência e foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça por unanimidade. Foi um trabalho que veio da base, uma construção tijolo por tijolo, até que coroamos tudo isso com a decisão final do presidente Jair Bolsonaro”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos