Tartaruga verde é encontrada morta em Paripueira; veja vídeo

Gustavo Lima/Cortesia Alagoas24horas

Desde o início de 2022 até o final de julho foram registrados 301 encalhes de tartarugas marinhas

Uma tartaruga verde, da espécie Chelonia Mydas, foi encontrada morta nesta quinta-feira, dia 1º, em um trecho de orla na praia de Paripueira, litoral norte alagoano. O animal foi encontrado por um banhista e já estava em estado avançando de putrefação.

De acordo com a médica veterinária do Biotas, Luciana Medeiros, do início do ano de 2022 até o dia 31 de julho foram registrados 301 encalhes de tartarugas marinhas em nosso litoral, destas “290 já encalharam mortas”. Também foram registrados os encalhes de 8 mamíferos, baleias e golfinhos, e 10  encalhes de aves marítimas.

Em relação a tartaruga achada em Paripueira, a veterinária destaca que “aparentamente” pelas imagens, não há sinais de violência ou fratura no animal, porém o animal já estava soltando as placas córneas, que ficam em cima do casco, além de ter sinais de predação de urubus.

Encalhes

Diversos são os fatores que podem levar ao encalhe e, consequentemente, o óbito de animais nos litorais. Segundo Luciana Medeiros, veterinária do Biotas, causas naturais, doenças e senilidade, que é o processo patológico de envelhecimento, ou causa antrópica, que são as ações do ser humano “como a interação com pesca, com o lixo, colisões com embarcações e entre outras” contribuem para os óbitos.

“Mas nem todos os animais que registramos chegam a passar por exame de necropsia. Muitos já encalham em avançado estado de decomposição, prejudicando a avaliação”, explicou a veterinária.

Recolhimento dos animais marinhos

A depender da região, o Biota não realiza o monitoramento, seja por falta de equipe próxima ou logística. Quando não o órgão solicita que o apoio das prefeituras que realiza o recolhimento por meio da limpeza urbana.

“Quando encontramos o animal ainda fresco e em área de que temos equipe, recolhemos a carcaça pra realizar a necropsia ou em animais muito grandes, como baleia e golfinhos, é realizada a avaliação na praia mesmo”, explicou Medeiros.

O que fazer se encontrar um animal encalhado

A veterinária destaca que ao encontrar um animal marinho encalhado, seja morto ou vivo, é preciso evitar tocar no animal e entrar imediatamente em contato com o Biota pelo Whatsapp 82 99115.2944 ou 99115.5516, como também pelas redes sociais, passando fotos e localização do ocorrido.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos