Moeda Caatinga: Cooperativa cria moeda digital com atuação no sertão alagoano

Cortesia

Tentando driblar a falta de investimentos para a agricultura familiar em Alagoas, um grupo de trabalhadores rurais do campo criou um banco e uma moeda própria. A moeda Caatinga é a aposta do Movimento dos Trabalhadores do Campo (MTC), da cidade de Igaci, e tem a circulação em quatro cidades da bacia leiteira.

A moeda Caatinga é uma iniciativa do banco do Fundo Nacional de Permanência na Terra (Funpet) e tem circulação nas cidades sertanejas de Alagoas de Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Isidoro.

De acordo com Adriano Ferreira, coordenador do MTC, a moeda Caatinga é equivalente a R$ 1 e tem sua circulação de forma impressa e por meio de moeda digital “ambiental”.

“A criação da moeda não começa nela em si. O que nos motivou foi a falta de investimento na agricultura familiar. Isso tem feito o MTC se mobilizar e buscar alternativas para se auto financiar, como fogões ecológicos e atuações juntos a fundos das Nações Unidas, por exemplo”, destacou Ferreira.

Cortesia

Ainda de acordo com ele, há um calção de R$ 100 mil na manutenção do projeto e que toda a operação tem o aval do Banco Central. “Há uma cobrança de uma taxa de 2% aos comerciantes a partir de cada venda, essa taxa é menor das que são cobradas pelos bancos e créditos tradicionais”, explicou.

A moeda já está em circulação e tem sido bem aceita. Segundo Adriano, ao todo são 50 estabelecimentos comerciais cadastrados nessas cidades e que “por ser a primeira moeda destinada a Caatinga tem superado todas as nossas expectativas e estamos bem animados para continuar com essa economia solidária que nos permite ter condições de pensar a permanência da família no campo”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos