Criança de 04 anos morre vítima de Covid-19; Especialista alerta para crescimento de casos

Criança de apenas 04 anos foi a última vítima fatal da doença no estado. Ela tinha comorbidade e morreu em um hospital no sertão de Alagoas.

Reprodução

Uma criança de apenas quatro anos de idade foi a mais nova vítima do Coronavírus, a Covid-19, em Alagoas. Agora o estado passa a registrar o número de 7.135 vítimas fatais da doença. A Fiocruz, por meio do boletim InforGripe, apontou que Alagoas e outros 11 estados teve um aumento de 47% dos resultados positivos Covid-19 para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. Para a Gerência de Combate a Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde a tendência é que os números de infectados acompanhe o “retrato da Europa”.

O crescimento no número de casos positivos registrados nas últimas duas semanas vem sendo acompanhado com preocupação pela Secretaria de Estado da Saúde que pode meio do Gabinete de Combate à Covid-19 orienta a população o retorno do uso de máscara, não apenas em locais fechados, fazer o uso do álcool em gel e atualizar a caderneta de vacinação, inclusive de crianças.

Bruno Wesley/SMS

Renee Oliveira, infectologista chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau

Atualmente, segundo o informe epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), o estado tem 322.206 casos confirmados da doença e nas últimas 24 horas teve o registro de mais 92 casos suspeitos. De acordo com Renee Oliveira, infectologista e chefe do Gabinete de Combate à Covid-19, a tendência de Alagoas é acompanhar o ritmo da Europa nas próximas semanas. “Inclusive pois passamos longos meses com estabilidade e o registro de números pequenos de infectados”, destacou.

“Precisamos estar atentos a medidas não farmacológicas. Existe um número grande de pessoas com sintomas gripais e que inclusive não estão tomando as medidas necessárias para prevenir a proliferação do vírus. São comuns sintomas de resfriados e as pessoas não procuram um local de testagem para ter a certeza se estão com Covid ou não”, explicou.

Ainda segundo ele, é preciso que os pais e responsáveis levem as crianças para que sejam vacinadas. “Para não acontecer como aconteceu como essa última vítima. Pois não faz sentido uma criança morrer porque não foi vacinada”, destacou o infectologista fazendo alusão ao último caso de vítima fatal registrado no estado.

O especialista destacou que o crescimento de casos de infectados pode está relacionado a circulação da nova subvariante da Omicron e da BQ.1 que inclusive já tem registro de caso confirmado no estado. “Claro, ainda não podemos precisar, mas claro o vírus esta em circulação e temos que levar em conta isso que já tivemos um caso confirmado da BQ.1 em Alagoas”, assegurou.

Vítima de quatro anos

O informe epidemiológico do CIEVS/AL desta sexta-feira (18) traz a informação de mais um óbito em decorrência da Covid-19. Segundo a assessoria da Sesau, a criança vítima da Covid-19 era do sexo masculino e tinha apenas quatro anos de idade. Ela residia na cidade de Inhapi e entrou em óbito no Hospital Regional do Alto Sertão, na cidade de Delmiro Gouveia. A vítima tinha doença respiratória crônica.

Ao todo, segundo o CIEVS/AL, o estado tem registrado desde o início da pandemia o número de 885.440 casos confirmados da doença e que 562.456 casos foram descartados e outros 322.206 foram confirmados.

 

 

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos