Messi põe Argentina em 7ª final de ‘sua era’; veja quantas o Brasil fez no período e compare as campanhas

Fifa World Cup / Instagram

Messi

Lionel Messi é craque, gênio, lenda. Alguém que é capaz de capitanear uma era. E, dentro desse período em que ele é absoluto protagonista no seu país e no futebol mundial, nem mesmo o Brasil foi capaz de chegar a tantas finais do que a Argentina. A sua Argentina, para ser mais justo.

O hoje craque do PSG estreou na seleção principal em agosto de 2005, semanas depois do vice-campeonato do seu país para o próprio Brasil na Copa das Confederações. E, de lá para cá, levou os argentinos a sete decisões de títulos – já contando a Copa do Mundo de 2022, a ser disputada no próximo domingo (18), contra França ou Marrocos.

É importante dizer, claro, que a maioria dessas finais acabou de maneira triste para a Argentina. Messi e seus companheiros amargaram uma série de vices até, enfim, levantar a primeira taça, a da Copa América de 2021, em novo embate com o Brasil na decisão. Agora, o astral parece ter mudado.

Mas o tanto de vezes que a seleção de Messi disputou títulos impressiona: são 7 finais em 11 torneios disputados na última década e meia. Em comparação simples, por exemplo, o Brasil soma 5 decisões em 13 participações. A vantagem verde e amarelo é nos títulos: quatro contra um.

Compare as campanhas dos países em todos os principais torneios desde 2006:

COPA DO MUNDO 2006

Na primeira Copa do Mundo de Messi, o banco de reservas ainda era realidade. E a Argentina acabou eliminada junto com o Brasil nas quartas de final. Em um dia, o então camisa 19 nem saiu do banco na queda nos pênaltis para a Alemanha. No dia seguinte, o gol de Henry eliminava os brasileiros com vitória por 1 a 0 da França.

COPA AMÉRICA 2007

Primeira final perdida por Messi na seleção principal, e logo para o Brasil. A equipe de Dunga chegou desacreditada à decisão, mas venceu os favoritos hermanos por 3 a 0, gols de Júlio Baptista, Roberto Ayala (contra) e Daniel Alves.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2009

Argentina não disputou o torneio, que acabou conquistado pelo Brasil, também de Dunga, em final contra os Estados Unidos. Vitória da amarelinha por 3 a 2, de virada.

COPA DO MUNDO 2010

Brasil e Argentina caíram juntos nas quartas de final no primeiro Mundial de Messi como titular. Os brasileiros caíram para a Holanda, por 2 a 1, de virada, enquanto os argentinos, sob a curta e turbulenta gestão de Diego Maradona como técnico, foram atropelados pela Alemanha por 4 a 0.

COPA AMÉRICA 2011

Mais uma eliminação dupla, na mesma fase e em circunstâncias parecidas. A primeira a cair foi a Argentina, nos pênaltis, para o Uruguai, nas quartas de final. No dia seguinte, o Brasil de Mano Menezes não acertou nenhuma cobrança e foi eliminado pelo Paraguai.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

Outro torneio sem a participação argentina e que acabou nas mãos do Brasil. Jogando em casa, a seleção dirigida por Luiz Felipe Scolari foi campeã ao desbancar a poderosa Espanha, então campeã do mundo e da Eurocopa, com vitória por 3 a 0 no Maracanã.

COPA DO MUNDO 2014

Na terceira Copa da vida de Messi, a Argentina fez um papel superior ao chegar à final e ser vice para a Alemanha, com derrota na prorrogação. O Brasil, por sua vez, ficou na semifinal justamente para os alemães, que enfiaram 7 x 1 no Mineirão e impuseram uma das noites mais trágicas do futebol nacional.

COPA AMÉRICA 2015

Outra campanha superior dos argentinos, que mais uma vez amargaram uma derrota na final, dessa vez nos pênaltis, para o Chile, dono da casa. O Brasil, comandado novamente por Dunga, parou nas quartas da final, também na disputa de penalidades, contra o Paraguai.

COPA AMÉRICA 2016

Terceiro ano consecutivo com Argentina na final, terceiro vice. Os hermanos chegaram à decisão e caíram de novo para o Chile, para desespero de um Messi sedento pelo título que não vinha. Melhor que a seleção brasileira, eliminada ainda na primeira fase, em resultado que culminou com a troca de Dunga por Tite.

COPA DO MUNDO 2018

No quarto Mundial de Messi, as expectativas eram diferentes para Argentina e Brasil e acabaram se cumprindo. Depois de altos e baixos na fase de grupos, a Albiceleste caiu nas oitavas para a França. Já a Canarinho, favorita ao título, foi surpreendida pela Bélgica e caiu na fase seguinte.

COPA AMÉRICA 2019

Os caminhos de Brasil e Argentina voltariam a se cruzar no torneio continental depois de 12 anos. Na semifinal, no Mineirão, a equipe de Lionel Messi até lutou, mas perdeu por 2 a 0 para os comandados de Tite, que acabariam com o título no Maracanã com triunfo por 3 a 1 sobre o Peru.

COPA AMÉRICA 2021

Dois anos depois, a revanche voltaria a ocorrer em solo brasileiro. Dessa vez, porém, em final no Maracanã. Um gol de Di María encerraria um jejum de 28 anos sem título da Argentina e daria o prímeiro título de Messi com a Albiceleste. E justamente contra o Brasil…

COPA DO MUNDO 2022

O mata-mata parecia reservar um novo encontro de Messi e Argentina com o Brasil, mas a Canarinho acabou eliminada nas quartas de final para a Croácia, adversária dos hermanos nas semis. Agora, o camisa 10 espera para saber se, enfim, conseguirá levantar a taça de campeão do mundo depois de se garantir na final.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos