Fifa pode mudar formato da Copa-2026 e tem plano para seleções sul-americanas voltarem a enfrentar europeias

A Copa do Mundo de 2022 pode impactar no formato da de 2026. Segundo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a “emoção” vista na fase de grupos no Qatar pode fazer com que a entidade repense o modelo inicial pensado para o torneio com 48 seleções na próxima edição.

Inicialmente, o Mundial de 2026, que será sediado em Estados Unidos, Canadá e México, teria 16 grupos com três seleções, e os dois melhores de cada avançariam. Infantino vai propor que sejam 12 chaves com quatro times, com a possibilidade que terceiros colocados com melhores campanhas também passem.

“Devo dizer que, depois dessa Copa do Mundo, e o sucesso dos grupos com quatro seleções, e vendo outras competições também, como a Euro, com os melhores também se classificando, acho que precisamos voltar a discutir isso”, disse ele, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16).

“Aqui (no Qatar) os grupos de quatro times foram incríveis, até o último minuto do último grupo ainda não se sabia quem classificaria. Acho que precisamos voltar a discutir isso, deve ser a agenda dos próximos encontros”, complementou.

Ainda sobre o futuro do calendário de seleções, Infantino também revelou um plano da Fifa, aprovado no Congresso da entidade nesta sexta, em Al Rayyan, no Qatar, para que equipe de diferentes continentes possam voltar a se enfrentar em amistosos.

Uma tentativa que poderia possibilitar que seleções sul-americanas, por exemplo, voltem a enfrentar times da Europa, que hoje têm seu calendário restringido pela Uefa Nations League.

O plano da Fifa é usar a janela de amistosos de março, em anos pares, para uma espécie de “Fifa World Series”, nas palavras de Infantino, um “mini-torneio” com quatro equipes. A ideia é reunir seleções de diferentes continentes, embora ainda não haja mais detalhes para isso.

Outro ponto mencionado por Infantino é que as Datas Fifas de setembro e outubro serão unificadas, fazendo com que o período abrigue quatro jogos ao invés de dois como acontecia.

Em 2025, por exemplo, serão quatro Datas Fifa no ano, em março (dois jogos), junho (dois), setembro/outubro (quatro) e novembro (dois).

Fonte: ESPN

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos