Como vai ser o Mundial de Clubes com 32 equipes? Veja o que se sabe sobre o novo torneio anunciado pela Fifa

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (16) que o Mundial de Clubes passará a contar com 32 equipes e mudará completamente o seu formato a partir de 2025. Aqui estão as principais perguntas – e respostas – sobre o novo torneio.

Novo formato já foi aprovado?

Sim. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16), Gianni Infantino, presidente da Fifa, confirmou que o conselho da entidade aprovou e que a primeira edição acontecerá em 2025, aproveitando a janela deixada pelo fim da Copa das Confederações.

O Mundial será de 4 em 4 anos?

Sim. A Fifa fará o novo Mundial como uma “Copa do Mundo de clubes”. Gianni Infantino usou a competição de seleções como exemplo e disse que a Fifa quer ter “um torneio tão grande quanto a Copa”.

O Mundial antigo vai acabar?

Sim. O Mundial que conhecemos até agora, com um representante de cada continente e o campeão do país sede, disputado anualmente, irá acabar.

Por que 32 equipes?

“Em alguns lugares do mundo sempre temos muitos jogos e em outros lugares não temos o suficiente. Temos que conectar o mundo e dar oportunidades a seleções ou equipes de outras partes do mundo para competirem com os melhores”, disse Infantino na coletiva.

Como os 32 times vão se classificar?

Antes do anúncio oficial, a especulação era de oito classificados pela Europa, seis pela América do Sul, três pela América do Norte, três pela África, três entre Oceania e Ásia, e mais um time do país anfitrião.

No entanto, a Fifa ainda não anunciou oficialmente como será a divisão das vagas para 2025.

O Mundial de 2022, com o Flamengo, segue normal?

Sim. A Fifa anunciou também que o Mundial deste ano, com Flamengo e Real Madrid, será disputado no Marrocos, entre 1 e 11 de fevereiro de 2023.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos